Manter uma página na web para auxiliar a empresa nos negócios é uma prática comum entre a maioria dos profissionais que se dedicam em ações potencializadoras. Essas páginas, sejam elas sites ou blogs, costumam receber um grande número de visitantes e leads. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Nesse texto, você vai descobrir porque os visitantes da página da sua empresa merecem um pouco menos de atenção que os leads, mesmo sabendo que eles são em maior volume e porque você vai querer transformar visitantes em leads ainda hoje.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o funil de vendas do seu negócio!

Quais são as principais diferenças entre visitantes e leads?

A primeira coisa que você precisa saber é que tanto os leads quanto os visitantes do seu site têm interesse pela sua empresa. Porém, cada um está em um nível de envolvimento diferente com o seu negócio.

Os visitantes são todas as pessoas que têm um contato com a empresa realizando uma pesquisa nos buscadores ou digitando o endereço de URL, já os leads são as pessoas que, além de visitar o site, também já forneceram algum tipo de contato para que a empresa consiga entrar em contato com ela.

O lead está um passo mais avançado de fechar um negócio com a marca e o visitante, na maioria das vezes, ainda está pesquisando quais são as possibilidades que estão à disposição para que ele consiga resolver um problema.

Qual a importância de estratégias para ambos?

Como você percebeu, o lead está mais próximo de se tornar um cliente da sua empresa e, por isso, os esforços são menores para levá-lo até o fim do seu funil de vendas. Mas não se engane, achando que as estratégias digitais devem ser voltadas totalmente para esse indivíduo porque ele está mais propenso a ir além.

É fundamental que você também delimite ações estratégicas muito bem desenhadas para fazer com que um simples visitante do seu site torne-se um lead e posteriormente um consumidor. Esse trabalho vai ser um pouco mais difícil, mas, com certeza, vai valer a pena para que o seu negócio consiga bater as metas estipuladas.

Ao visualizar os relatórios de desempenho da página web da sua empresa, você vai notar a disparidade entre o número de visitantes em relação ao número de leads, o primeiro é muito maior que o segundo e mesmo ele ainda não tendo entrado no seu funil, com um pouco de empenho, pode se transformar em cliente.

Como converter um visitante em lead?

Para que o seu visitante consuma da sua empresa é preciso passar ele pela fase de lead. Essa conversão, como é chamada popularmente, é realizada com um conjunto de ações específicas que auxiliam o indivíduo, que no primeiro momento mostrou interesse pela solução que a empresa oferece, a deixar subsídios para que ele seja contatado. 

As informações particulares das pessoas, como telefones e e-mails, são bens muito preciosos para elas. Para que a sua empresa tenha acesso a esses dados, vai precisar oferecer na página web exatamente o que o potencial cliente procura. É quase como uma troca, e nesse caso, o consumidor precisa se sentir em vantagem em relação ao seu negócio.

Para saber o que a sua persona procura, coloque-se no lugar dela e pense no que a levaria a deixar informações tão pessoais. Oferecer um manual sobre o produto? Disponibilizar um e-book com informações sobre o serviço? Acessar uma área exclusiva dentro do site? 

Lembre-se que, se o seu visitante não for atraído de forma suficiente, ele não vai se tornar um lead e estará um passo atrás de entrar no processo de compra.

Como deve ser realizada a nutrição de leads?

Todo lead é um potencial negócio para a sua empresa e assim como em qualquer situação, potencial não significa que o negócio está fechado, portanto, o seu trabalho ainda não acabou.

Para que o lead avance no funil de vendas e entre para a categoria de cliente, ele precisa ser nutrido. Nutrir um lead significa manter um relacionamento com a pessoa que demonstrou interesse na sua solução, mesmo que ela ainda não esteja no exato momento da compra, oferecendo mais informações para que ela se sinta confortável a finalizar a transação.

Isso pode ser feito com a utilização de e-mail marketing, de contatos por telefone e pessoalmente, chatbots, entre outros. Você pode categorizar os leads para que o trabalho seja ainda mais correto e possibilite uma personalização no momento do contato, isso demonstra cuidado e atenção com aquele sujeito que está interessado na sua marca.

Como aumentar os leads da página?

Se agora o que você não para de pensar é como vai fazer para aumentar o número de leads da sua página, seja pela conversão dos visitantes existentes, ou seja, pela atração de indivíduos realmente interessados no seu produto ou serviço, veja abaixo algumas dicas para fazer isso acontecer:

  • torne o seu site simples e totalmente intuitivo, navegações descomplicadas facilitam conversões e evitam saídas rápidas da página;
  • ofereça um conteúdo de valor e que realmente vai mudar algo na vida daquela pessoa, não seja mais uma empresa que oferece sempre a mesma coisa que as outras;
  • empregue estrategicamente CTAs para que chamem a atenção do público, ao ponto de levá-los a praticarem a ação que você previamente pensou;
  • peça poucas informações da pessoa, isso facilita que ela preencha os dados e torne-se o seu lead.

Essas são apenas algumas dicas para que você comece hoje mesmo a aumentar o número de leads da página web da sua empresa e conquiste melhores números de vendas.

Agora que você descobriu a diferença entre visitantes e leads e sabe a importância de realizar ações específicas e estratégicas para cada um deles, não deixe de potencializar o seu trabalho para que o número de leads aumente cada vez mais e o de visitantes nunca diminua.

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