Big Data no Varejo

Big Data e Localização 16 de Abr de 2024

Big Data no Varejo impulsiona o volume de vendas

audio-thumbnail
Ouça o áudio do texto
0:00
/8:51

A era digital redefiniu o comportamento do consumidor, que agora se conecta mais, é exigente e apreciador de experiências personalizadas. Nesse cenário, o Big Data no varejo se mostra fundamental para gestores que desejam superar a concorrência e conquistar a fidelidade do público.

Assim, a tecnologia de dados apresenta-se como a inteligência real que vai permitir captar novos clientes, maximizando os índices de vendas no setor varejista.

O que é Big Data no Varejo?

O Big Data se refere ao enorme volume de dados a cada dia por diversas fontes, como transações de compra, históricos de navegação, mídias sociais e tipos de dispositivos. No varejo, é possível captar dados através de:

  • Sistemas de Ponto de Venda (PDV): registram informações sobre cada venda como data, hora, valor, produtos vendidos, forma de pagamento, etc.

· Sites e aplicativos de e-commerce: monitoram o comportamento do cliente online como visitação de páginas, tempo de navegação, visualização de produtos, taxa de conversão, etc.

  • Redes sociais: fornecem insights sobre as preferências, valores e expectativas do cliente em relação à marca.
  • Programas de fidelidade: permitem coletar dados demográficos e de comportamento de compra dos clientes.
  • Sensores e dispositivos inteligentes: podem coletar dados sobre o ambiente da loja como temperatura, fluxo de pessoas, tempo de espera na fila, etc.
A fantástica inteligência para localizar pessoas e empresas
Com a constante mudança no panorama empresarial e social, é essencial ter acesso rápido e preciso a informações de contato. Seja para fins comerciais ou pessoais, a capacidade de localizar números de telefone, endereços e e-mails de maneira eficiente é uma vantagem significativa.

Desvendando o Consumidor com o Big Data

A importância da tecnologia de dados é ainda maior para lojas físicas varejistas. Com o Big Data, elas podem obter insights valiosos sobre seus clientes, como:

  • Perfil demográfico: idade, sexo, renda, localização, estado civil, nível de escolaridade, etc.
  • Hábitos de compra: produtos favoritos, frequência de compra, canais de compra preferidos (loja física, e-commerce, televendas), valor médio de compra, etc.
  • Comportamento online: páginas visitadas, tempo de navegação, taxa de conversão, dispositivos utilizados para acessar o site ou aplicativo, etc.
  • Preferências e necessidades: estilo de vida, valores, expectativas em relação à marca, sensibilidade a preço, etc.

Com essas informações, é possível criar personas de clientes, segmentar o público de forma mais precisa e direcionar campanhas e ofertas personalizadas.

Exemplos de Aplicação do Big Data no Varejo

  • Recomendação de produtos: com base no histórico de compras e navegação, o site ou aplicativo da loja pode recomendar produtos que o cliente provavelmente terá interesse. Um exemplo é a Amazon, que utiliza o Big Data para recomendar produtos com base no histórico de compras do cliente.
  • Marketing personalizado: as empresas podem enviar e-mails, SMS ou notificações push com ofertas e promoções personalizadas para cada cliente. A Sephora, por exemplo, utiliza o Big Data para enviar e-mails com dicas de produtos e ofertas relevantes.
  • Segmentação de público: o Big Data permite segmentar o público de forma mais precisa para campanhas de marketing, otimizando o investimento e o retorno. A Nike, por exemplo, utiliza o Big Data para segmentar seu público em diferentes grupos.
  • Otimização do estoque: a análise de dados pode ajudar a prever a demanda por produtos e otimizar o nível de estoque, evitando rupturas e excesso de estoque. O Walmart, por exemplo, utiliza o Big Data para prever a demanda por produtos em cada loja e ajustar o estoque de acordo com a demanda.
  • Prevenção de fraudes: o Big Data pode ser utilizado para identificar padrões de comportamento fraudulento e prevenir fraudes em transações online. A PayPal, por exemplo, utiliza o Big Data para identificar transações fraudulentas e proteger seus clientes contra fraudes.
Atualização de dados, um processo fundamental às empresas
Um Big Data desatualizado pode prejudicar seriamente o desempenho de ações de ferramentas inteligentes. Se as informações presentes na base não estiverem atualizadas, a precisão dos dados pode ser comprometida.

As Vantagens do Big Data no Varejo

As vantagens do Big Data para o varejo são diversas e impactam diretamente na lucratividade e no sucesso do negócio. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Melhor conhecimento do cliente: o Big Data permite que as empresas entendam profundamente as necessidades, desejos e expectativas dos seus clientes, o que é fundamental para oferecer produtos e serviços relevantes e personalizados.
  • Aumento das vendas: ao direcionar ofertas e campanhas para o público certo, as empresas podem aumentar significativamente suas vendas e conversões.
  • Melhoria da experiência do cliente: com base nos dados, as empresas podem otimizar a jornada do cliente em todos os canais e concentrar a abordagem com produtos e serviços similares aos que os clientes já adquiriram.
  • Melhoria da logística e cadeia de suprimentos:     o Big Data pode otimizar a logística e a cadeia de suprimentos, reduzindo custos e prazos de entrega. Por exemplo, a análise de dados pode ajudar a identificar rotas de transporte mais eficientes e prever a demanda por produtos em diferentes regiões.
  • Melhora da precificação: o Big Data permite analisar os concorrentes e o comportamento do consumidor para definir preços competitivos e maximizar a lucratividade. Por exemplo, a análise de dados pode ajudar a identificar quais produtos têm alta elasticidade de preço (demanda sensível a preço) e quais produtos possuem margem de lucro para promoções.
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços: o Big Data pode identificar tendências de consumo e desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes. Por exemplo, a análise de dados de redes sociais pode ajudar a identificar novas tendências de moda e comportamento do consumidor.
  • Redução de fraudes: o Big Data pode identificar padrões de comportamento fraudulento e prevenir fraudes em transações online e offline. Por exemplo, a análise de dados de transações pode ajudar a identificar compras realizadas com cartões roubados.

Desafios do Big Data no Varejo

Apesar das inúmeras vantagens, a adoção do Big Data no varejo também apresenta alguns desafios:

  • Custos de implementação: a implementação de uma estrutura para coleta, armazenamento e análise de Big Data pode exigir investimentos significativos em tecnologia e recursos humanos qualificados.
  • Segurança de dados: é fundamental garantir a segurança dos dados coletados, adotando medidas para proteger a privacidade dos clientes.
  • Integração de dados: muitas vezes, os dados coletados pelo varejista estão em diferentes sistemas, o que dificulta a integração e análise conjunta.
  • Falta de expertise: nem todas as empresas do varejo possuem profissionais qualificados para coletar, analisar e interpretar o Big Data.

Como Começar a Usar o Big Data no Varejo

Para começar a usar o Big Data no varejo, as empresas podem seguir alguns passos:

  • Identificar os objetivos: o primeiro passo é definir os objetivos. Por exemplo, a empresa quer aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente ou otimizar o estoque?
  • Mapear os dados disponíveis: em seguida, é preciso mapear todos os dados que a empresa já coleta atualmente, todos são importantes.
  • Contar com consultoria especializada: Uma das formas de maximizar as chances de êxito é firmar parcerias com empresas de Big Data. O histórico, o know-how e a expertise contam muito para aumentar as chances de sucesso.

Big Data PH3A, um dos maiores e mais atualizados do Brasil

A PH3A Tecnologia da Informação atua no setor de tecnologia de dados, sendo uma das empresas que mais cresce no Brasil, neste setor. Assim, o Big Data da empresa é constituído por milhões de registros que passam por atualizações periódicas.

Atualmente, a grande plataforma de dados da empresa é uma das mais atualizadas do Brasil, o que possibilita a potencialização de ferramentas integradas. Desta forma, o Big Data maximiza resultados em vários setores, especialmente nas áreas de digital/vendas, CRM de cobrança, segurança de dados e segmentação de público por similaridade.

.......

O Big Data é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa que gera inteligência na forma de lidar com o cliente do varejo. Ao analisar o Big Data, as empresas podem obter insights valiosos sobre seus clientes, o que permite a criação de campanhas personalizadas, a otimização da experiência do cliente e o aumento da lucratividade.

Embora existam alguns desafios, as empresas do varejo que investem em Big Data estarão bem preparadas para o sucesso no futuro.

<databusca>

Para saber mais sobre os produtos da PH3A Tecnologia, clique aqui.

Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

Marcadores

Ficou alguma dúvida?
Marque uma reunião conosco!

Enviado

Obrigado pelo contato.
Em breve nós entraremos em contato.

Digite um nome completo
Digite uma data de nascimento
Digite um e-mail válido
Digite um telefone celular válido
Por favor digite uma mensagem