Validação de dados online é o processo que garante a entrega de dados claros e limpos para os programas, aplicativos e serviços que deles se utilizam. A validação confere a integridade dos dados que são inseridos, por exemplo, em um website e certifica-se de que esses dados atinjam certos parâmetros de qualidade.

Entenda, no artigo de hoje, como a validação de dados ocorre, que funcionalidades ela tem e quais são os benefícios que traz para a sua empresa.

Como funciona a validação de dados online?

Como a validação de dados se encarrega, principalmente, de garantir que os dados enviados para as aplicações são completos, precisos, seguros e consistentes ela se vale de alguns processos para checar isso. O primeiro é o uso do Big Data.

Quando dados são inseridos em um sistema, como um site de e-commerce, eles são comparados com o Big Data para averiguar se pertencem ou pertenceram àquela pessoa nos últimos 25 anos. Essa primeira parte da validação é importante para poupar tempo que poderia ser gasto submetendo o usuário a uma validação sem necessidade. Em seguida, caso esses dados sejam conflitantes, o usuário é redirecionado para o processo de validação.

Há alguns tipos de validação de dados, dentre os quais:

  • a validação por código;

  • a validação por tipo de dado; e

  • a validação estrutural.

A validação é uma etapa crucial na segurança digital para que nos certifiquemos da identidade de um usuário. Como quem comete fraudes geralmente rouba informações pessoais, validar dados é fundamental, pois submete esses dados ao crivo da proprietária original das informações.

Um tipo de validação muito comum é fazer perguntas que apenas o dono dos dados poderia saber a resposta. Como o fraudador geralmente adquire um número de telefone novo e uma conta falsa de e-mail, quando esses dados não batem, ele é submetido automaticamente à validação.

Quais os benefícios da validação de dados?

A validação de dados online é diferente daquela feita offline porque não exige um processo tão longo. No modelo tradicional toda a situação teria de passar por um call center, que ligaria para o suposto fraudador e faria a ele uma série de perguntas.

O processo que envolve seres humanos é mais oneroso para as empresas, pois custa pelo menos o valor necessário para operar o telemarketing. A partir do momento em que a validação de dados já é feita no site ou aplicativo ela poupa dinheiro para as empresas, enquanto garante segurança para as transações realizadas de forma idêntica a validação offline.

Todo o processo acontece com ajuda de inteligência artificial e ferramentas automatizadas. Assim, sua empresa pode ficar tranquila que dados estão sendo validados, mas não precisa desembolsar tanto dinheiro para isso.

A validação de dados online é um processo bastante seguro. Assim como acontece com a versão offline, há uma margem de erro, mas ela é bem menor. Isso porque os operadores e os donos de contas estão submetidos aos processos de engenharia social.

Engenharia social é uma forma de adquirir dados que não envolve tecnologia, podendo ser feita por qualquer pessoa com a capacidade de manipular psicologicamente terceiros. Como a validação online é feita por máquinas, essa possibilidade é eliminada e o fraudador não tem a oportunidade de convencer que é o titular da conta.

Como integrar a validação com o sistema de dados de uma empresa?

A integração dos sistemas de validação de dados com os utilizados pela empresa é feita de maneira automática. Por meio de APIs, que são como rotinas e padrões de programação para o acesso a um aplicativo baseado na web, é possível adicionar a ferramenta de validação online em um sistema que já opera, como o de um e-commerce.

Porque essa integração é muito simples, oferece pouco downtime e geralmente é feita por profissionais experientes ela ocorre de maneira eficiente. Os benefícios podem ser sentidos pela empresa em pouco tempo após a implementação.

É possível aumentar a segurança com validação de dados online?

Todas as empresas podem se tornar mais eficientes e seguras com validação de dados online. O principal motivo para isso é que a validação aumenta as chances de que o usuário que está submetendo os dados é realmente o titular da conta. Como todo o processo é feito instantaneamente e com uma velocidade maior do que aconteceria caso um call center estivesse envolvido, a empresa ganha tempo nas transações e pode negar com agilidade aquelas que parecem suspeitas.

Essa característica protege ambos negócio e cliente  porque garante que não serão cobradas compras e outras operações financeiras que não são realizadas pelo dono de uma conta. E que a empresa não terá prejuízos, vendo pedidos serem cancelados por operadoras de cartão de crédito ou tendo de lidar com outras consequências negativas do roubo de identidade.

A validação, ao contrário do que se pode imaginar, garante que menos pedidos sejam negados em um e-commerce ou loja de serviços. Porque o processo é automatizado e feito com inteligência artificial, ele tem uma taxa de precisão mais alta do que os demais. O que significa que menos transações são negadas por acidente, prejudicando a experiência de compra do cliente.

Toda vez que o call center é utilizado e por algum motivo o cliente não pode atender à ligação, a operadora fica em dúvida quanto à integridade de uma transação. Essa dúvida faz com que a compra seja aprovada por um falso-positivo.

Já que a negação de transações que foram realizadas pelo titular da compra resulta em perda de vendas significativas, é mais fácil para os operadores aprovar uma compra sem a validação necessária. Porém, todo o processo da compra online só é benéfico quando ambas as partes se sentem seguras de fazê-lo e a validação ajuda a garantir isso.

O modelo de validação online é melhor porque garante precisão sem exigir a intervenção humana.

Empresas especializadas em validação de dados, como a PH3A, oferecem um motor de decisão para que a validação de dados seja feita. Ele pode ser utilizado em diversas plataformas online e entrega a automatização da integração.

Funcionando como uma “régua de decisão”, o motor indica qual é a próxima etapa para um e-commerce, seja ela um quiz de perguntas e respostas ou a validação automática da compra. Além disso, a validação não funciona apenas para conferir dados, servindo também para averiguar o saldo do cartão do cliente e aprovar uma compra junto à operadora de cartão.

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