Atualmente, todas as relações de trabalho demandam uma dinâmica bem-elaborada, visando à execução de todas as etapas dos processos de forma rápida, sendo do consumidor para a empresa ou de um funcionário para outro. Dessa forma, o estudo e a utilização do workflow se torna crucial.

Para que tudo aconteça de forma totalmente linear e fluida, é preciso que haja uma boa organização do fluxo de tarefas. Mapeá-los é o que o workflow faz, sendo responsável por esquematizar a execução dos processos de criação e trabalho, tornando-se indispensável quando se trata de otimização de tarefas. Neste post, falaremos mais afundo sobre o assunto, sua importância e como a PH3A pode auxiliar. Boa leitura!

Como funciona o workflow?

O workflow é baseado em dados. Hoje em dia, é praticamente impossível realizar algo sem informação. Desse modo, a primeira etapa é fazer uso de uma plataforma de dataquality para a “higienização” desse banco de dados.

No primeiro momento, você tem os dados em mãos. Após é preciso verificar se eles estão higienizados e qualificados e, por último, é o workflow. Dentro do mercado, esse processo também pode ser chamado de marketing automation ou marketing de automação.

Durante a terceira camada, é feito o desenho de todas as réguas de relacionamento, as quais têm diversas características. Caso uma pessoa não tenha feito nenhuma compra com você ainda, é necessário tomar medidas para engajá-la, apresentando-se para que conheça sua marca, por exemplo. Quando a pessoa já é cliente da loja, o foco precisa ser em fazer cross selling e upselling a fim de ela compre mais do que havia planejado ou de uma qualidade melhor. Nessa camada tecnológica de marketing automation, é necessário contar com alguns gatilhos. A plataforma precisa identificar se determinada pessoa consegue enviar o e-mail, se chegou até o destinatário e se ele o leu.

Essas camadas tecnológicas são a resposta da ação. Agora, é preciso ir para o segundo passo do marketing automation. Caso um e-mail tenha sido enviado e não há nenhum retorno avisando de que o destinatário o abriu, a próxima etapa é encaminhar um SMS ou mensagem por WhatsApp. Para isso, faz-se necessário um protocolo de comunicação, seguindo o passo anterior.

Tendo ciência de que a pessoa clicou no produto, na próxima camada, é preciso focar mais no próximo item a ser vendido. Dessa forma, se tem um processo de automação sem recurso humano é tudo feito de forma sistêmica. O processo de mapeamento dentro da jornada do marketing de automação é feito por conta das respostas a cada ação. O objetivo final é converter tudo em vendas ou em engajamento.

É possível ter camadas apenas para engajamento ou conteúdo. Isso vai depender totalmente da estratégia do negócio. O conceito principal do workflow é começar com a utilização dos dados originais, depois passar para a higienização, enriquecimento de dados com novos atributos e, então, desenhar uma régua de relacionamento em que entram os aspectos comerciais de engajamento ou vendas.

Quais são os benefícios?

O workflow agrega uma série de vantagens ao negócio. O primeiro ponto aqui é levar o conteúdo certo para cada cliente conforme as informações que se tem sobre ele. É uma ferramenta focada nas novas normativas do GDPR ou LGPD. O terceiro ponto visa à redução de custo humano. No marketing tradicional, são feitas ações de mar aberto, ligando para pessoas e falando sobre a empresa, por exemplo.

Isso tudo tem um custo de operador e telefonia, mas atualmente ainda existem muito mais empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, que optam por esse tipo de marketing por falta de conhecimento do mercado e por não haver uma busca contínua por inovação.

O marketing automation é uma oportunidade para o futuro, principalmente com a crise que surgiu. É importante entender a individualidade de cada empresa e que elas precisam montar seus bancos de dados, capturar os respectivos opt-in, além de se preocupar em se direcionar para pessoas que possam ter algum relacionamento com o produto. A proximidade geográfica com o estabelecimento é fundamental, por isso também usamos técnicas de geomarketing como latitude/longitude do estabelecimento em relação ao endereço do consumidor.

Diversas empresas no país não contam com uma plataforma de e-commerce. Assim, o único canal de venda é conhecer quem são as pessoas que moram ou trabalham perto do estabelecimento, as impactar pelo marketing tradicional ou por mídias digitais, pois somente assim elas terão chance de comprar na prática.

Como a PH3A pode ajudar?

A PH3A trabalha de duas maneiras. A primeira delas é para os clientes que já possuem uma estrutura montada. Nesses casos, optamos por alocar um recurso dentro do próprio estabelecimento, mas quem opera a solução é a nossa equipe especializada.

Já nos casos de empresas menores, é melhor que todo o processo seja desenvolvido dentro da estrutura da PH3A, atendendo ao seu negócio e realizando ações de marketing sempre com o intuito de engajar com o processo da melhor forma possível.

Contamos com uma equipe de suporte a qual trabalha de segunda a sábado com call center específico para isso. Em alguns casos, de acordo com o usuário, é preciso atendê-lo por telefone.

Além disso, contamos com um “NOC” e pelo menos uma pessoa que atende 24 por 7. Isso quer dizer que sempre teremos um recurso humano dentro da nossa empresa de prontidão para lidar com qualquer problema que venha a acontecer.

Como existem estabelecimentos que não fecham, é necessário que tenha alguém no suporte caso uma pessoa tenha um problema durante a madrugada.

Nós nos preocupamos com o suporte porque acreditamos que é o segredo do negócio, ainda mais quando se trata de inovação.

A organização do fluxo de tarefas é algo crucial para um bom funcionamento de todos os processos e atividades de uma empresa. Levando isso em consideração, estudar meios de aplicar o workflow de modo adequado e efetivo é muito importante e agrega todos esses benefícios os quais foram abordados. Isso pode ser o que estava faltando para o desenvolvimento do seu empreendimento.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o workflow? Então, entre em contato com a PH3A e conheça as soluções que podemos oferecer para a sua empresa! Assim, é possível otimizar seus resultados, com a implantação de metodologias inovadoras.