A integração entre os departamentos de Vendas e Marketing gera retornos positivos não apenas para o ambiente interno da empresa, mas, principalmente, para o mercado, já que, com isso, é possível transmitir uma imagem consistente, uma vez que existe uma padronização do discurso para o ambiente externo da organização.

A Apple é um exemplo de integração entre os setores, já que a inovação não é aplicada apenas nos produtos, mas também na linguagem das lojas físicas. Com isso, o discurso de venda inovadora é alinhado com a abordagem de marketing.

Integrar os setores é uma forma de manter um discurso coerente e gerar uma boa percepção para o consumidor. Uma empresa que transmite uma imagem inovadora mas não adota canais de vendas digitalizados, por exemplo, pode transmitir uma contradição ao mercado, o que acarreta em uma imagem negativa.

Para saber os impactos dessa integração e como implementá-la, continue a leitura deste post!

Quais os impactos gerados pela integração entre Vendas e Marketing?

O alinhamento entre os setores possibilita um entendimento mais completo sobre o público. Com isso, as entregas ao mercado são mais efetivas, com uma abordagem mais certeira. Além disso, é possível destacar outros impactos.

Resultados financeiros

O Marketing tem um papel primordial na captação e qualificação de leads, que são os potenciais clientes. Assim, quando os leads estão educados sobre o produto ou o serviço, a abordagem é direcionada para Vendas, que receberá um contato isento de barreiras ou resistências em relação à marca, preparado para efetivar a compra.

Além disso, o Marketing deve justificar os investimentos habitualmente feitos para prospecção de novos clientes, e isso é demonstrado pela receita gerada pelo setor de Vendas, que demonstra a coerência da aplicação e os resultados obtidos.

Bons investimentos em Marketing geram mais leads qualificados para Vendas, o que quer dizer que há mais oportunidades de negócio. Com isso, a equipe de Vendas reduz esforços e foca somente em contatos aptos para conversão, o que, consequentemente, amplia os resultados, já que não haverá dedicação de tempo a clientes sem preparo ou interesse.

Relacionamento com clientes

A união entre os setores afeta diretamente o público. Com a integração, é possível conhecer melhor os clientes e estabelecer uma comunicação e interação capaz de atender as necessidades e dores. Assim, a empresa é mais eficiente no momento da negociação, propondo soluções coerentes às demandas do potencial consumidor.

O processo de captação de potenciais clientes, feito pelo Marketing, é capaz de educá-los sobre as especificidades da compra, garantindo uma comunicação mais clara e efetiva. O fato reflete na etapa de Vendas, que tem o trabalho facilitado, porque o lead já teve uma boa experiência com a marca.

Quais dados devem ser compartilhados entre Vendas e Marketing?

A garantia de bons resultados só é obtida por meio do compartilhamento de dados entre as áreas. O Marketing deve ter discurso único, para um público que está em um lugar em comum. Isso deve ser comparado à abordagem de Vendas, que deve ter um produto ou serviço alinhado às propostas do Marketing, ao público e ao local em que ele se encontra.

Esses dados permitem compreender como está a atuação do Marketing e o que ele está fazendo para atingir o público-alvo, criando uma relação sobre o que está sendo vendido e para quem. Assim, a marca poderá saber se ela está falando com a pessoa certa, considerando os valores, as demandas e o local.

Como implementar a integração entre os departamentos?

Implementar a integração garante benefícios para os dois departamentos. Para que isso seja feito com mais efetividade, algumas alternativas podem ser adotadas.

Adote ferramentas tecnológicas

A tecnologia é fundamental por ser uma grande facilitadora para fazer a ponte entre os setores. Quando o departamento de Vendas, por exemplo, é bem metrificado, apontando o que é vendido, quais os perfis de consumidores que estão consumindo determinado produto, quais os preços mais acessíveis no momento da transação etc., o setor de Marketing consegue aderir e propagar uma comunicação mais alinhada às expectativas do público.

Com a facilidade proposta pelo uso da tecnologia e de boas ferramentas de comunicação, os setores conseguem atuar de maneira coerente e sistêmica.

Conte com a PH3A

A PH3A atua no CRM da empresa ajudando na melhor compreensão de seus clientes. A partir disso, é possível identificar onde estão os clientes em potencial e qual a maneira mais efetiva de abordá-los.

Além disso, as ferramentas oferecidas pela PH3A buscam seus clientes ideias, mostrando elementos que devem ser considerados na hora de estabelecer a comunicação entre a marca e os consumidores.

Uma outra tarefa que pode ser facilitada com o auxílio da PH3A é o mapeamento do mercado. Isso porque, com ela, é possível detectar o seu potencial e priorizar ações de tomadas de decisões, seja em expansão, seja em vendas.

A solução ofertada auxilia desde o planejamento dos departamento de Vendas e Marketing, até a execução dos planos de vendas. Além disso, os insumos disponibilizados auxiliam o Marketing a ter insights, que ajudam na criação e produção de ações mais eficientes.

A tecnologia cedida pela PH3A permite identificar oportunidades de mercado, público-alvo e, eventualmente, até os canais ideais de comunicação. Em Vendas, é possível conceder insumos para detectar quem são as pessoas que, de fato, estão aptas a consumirem os produtos.

Compartilhe resultados

Uma vez que as metas planejadas são obtidas, reconhecer o empenho das duas equipes e apontar que o resultado é fruto da integração de ambas é fundamental, principalmente, para a melhoria do relacionamento entre os times.

Equipes integradas desenvolvem uma comunicação clara, o que reflete diretamente no mercado. Assim, ao compartilhar resultados, os setores reconhecem a importância da integração e se impulsionam na busca de novos patamares para a organização.

Integrar Vendas e Marketing é uma forma de aproveitar ao máximo a expertise de cada uma das áreas. Com isso, além de otimizar recursos — tempo, dinheiro, esforços etc. —, o trabalho de qualificação de potenciais clientes tem resultados mais efetivos.

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