Veja o que nunca pode faltar num CRM e facilite a vida do seu staff

O mercado de recuperação de crédito é vasto e cheio de oportunidades. Com a recuperação em V da economia brasileira, é momento de voltar a disputar os mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Os setores ou empresas que se prepararem agora para este cenário vão criar as melhores condições para competir neste mercado.

E um dos instrumentos imprescindíveis para compor uma boa estrutura de cobrança é um bom CRM, o Customer Relationship Management. Ele promove toda a estrutura informatizada necessária para controlar e dar agilidade aos processos. Um CRM é indispensável para qualquer empresa inteligente.

Para saber quais são os melhores CRMs que podem estruturar um setor ou empresa de cobrança, é importante ter bastante atenção em algumas características, a saber: 

  1. Atender todas as necessidades de demanda

Um CRM precisa ter amplitude, estar pronto para atender todas as situações que vão surgir numa rotina de trabalho. Pensar em situações de novos cadastros, novas dívidas, novos cálculos, novas etapas dos processos, alguns concluídos, outros interrompidos, outros que nem se formalizaram ainda.

Também precisa ter cálculo A, opção de cálculo B e até a C, dependendo grau de abertura da empresa credora. 

  1. Informações e dashboards fáceis, simplicidade de uso para qualquer pessoa

Os operadores vão precisar de agilidade no atendimento pessoal e/ou telefônico. Logo, quanto mais fácil forem os painéis, telas e informações, melhor para eles e mais eficiência no atendimento.

As interfaces são importantes, e devem ser fáceis e intuitivas. Além disso, as informações podem e devem ser resumidas no menor número de telas. Se possível, uma apenas. 

  1. Operação prioritária em ambiente online

Atualmente, as operações na nuvem passaram a ser confiáveis e facilitadoras. Isso porque permitem mobilidade. Ou seja, os operadores podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, sendo no escritório central, estrutura localizada temporária (para eventos), ou mesmo em seu home office. Bastar ter o seu aparelho mobile ou desktop e Internet. 

  1. Inteligência online para atendimento informatizado

Eis aí um grande diferencial de um CRM avançado. Ele tem o módulo completo de atendimento online. Na área de recuperação de crédito, isso passa a ser importante porque parte dos clientes inadimplentes preferem fazer a negociação sem a presença do operador humano, para evitar constrangimento.

Este módulo trabalha no período 24x7. Ou seja, o cliente poderá fazer sua negociação em qualquer horário e local, inclusive na hora do almoço, na ida ou volta ao trabalho, de madrugada, etc. Basta ter um aparelho conectado à Internet.

Assim, a primeira abordagem é a eletrônica, que vai objetivar desenvolver a conversa, a negociação, o fechamento do acordo e o aceite dos contratos. A inteligência do sistema permite fazer todo esse processo e fechar mais de 40% dos acordos, segundo estudos internos da PH3A Tecnologia de Dados.

Mais acordos no ambiente da nuvem são menos processos com trabalhos humanos, que demandam muito mais custos com estrutura, escritórios, mobília, equipamentos, staff, horários, riscos, etc. No final, o sistema informatizado reduz os custos operacionais. 

  1. Funcionalidades em todos os cenários

As ferramentas facilitadoras, documentos, notificações, termos de acordo, etc. devem ser apresentados de maneira fácil e ágil para cada situação. Além disso, o CRM tem eu contemplar os ambientes gerencial/administrativo, amigável, pré-jurídico ou jurídico. Cada um deles tem um tratamento diferente no que diz respeito aos documentos. 

  1. Ferramentas facilitadoras funcionais

Essas também agregam valor e agilidade, fazem o sistema funcionar de maneira rápida. São as análises de carteira, índice de score, comunicação inteligente via e-mail, SMS, WhatsApp, emissão de avisos, de boletos, gateways próprios de pagamentos, etc.

 

Em suma, outros atributos menores de CRM podem ser significativos. Porém, os mais importantes e indispensáveis são esses. Assim, o sistema vai reunir a amplitude, as facilidades, a retidão e as agilidades que um bom CRM precisa ter. 

  1. Conheça o DataCob, o CRM completo da PH3A

Com profissionais de mais de 20 anos no ramo de cobrança, a PH3A desenvolveu o DataCob, ferramenta avançada de cobrança, atrelada a uma grande plataforma de Data Base.

O DataCob tem todos os atributos de um sistema de ponta e a grande vantagem de trabalhar o módulo inteligente online avançado, além de contar com checagens e informações atualizadas de um dos maiores Big Datas do Brasil.

Adriano Cortês

Deixe seu comentário