Entre as várias etapas dos processos presentes dentro de uma organização, a tomada de decisão é uma das mais importantes. Por meio dela, a estratégia do negócio é executada de maneira totalmente coerente e benéfica para a empresa, levando em consideração todos os dados existentes e os diferentes pontos de vista.

É extremamente importante se atentar à tomada de decisão quando se está encarregado de liderar a gestão de um negócio. É preciso procurar maneiras de melhorar o processo, estudando as possíveis formas de tomar decisões mais coerentes para a empresa, além de contar com treinamentos para formar lideranças mais capacitadas.

Neste post listamos algumas dicas para que você conheça as possíveis formas de aprimorar a tomada de decisão da sua incorporadora. Boa leitura!

Tenha um planejamento estratégico

Os processos de decisão costumam demandar um planejamento estratégico, que vai servir de norte para toda e qualquer ação a ser tomada na organização.

É necessário que os objetivos da empresa estejam traçados em relação ao mercado. Da mesma forma, é preciso contar com os detalhes referentes ao perfil do cliente, das empresas concorrentes e dos desafios encontrados no segmento. 

Guiando-se por esses dados, o gestor consegue ter uma visão muito mais ampla do que é preciso realizar, o que o dá mais chances de acertar em suas decisões. Tudo isso gera resultados mais favoráveis.

Desenvolva inteligência de mercado

Antes que um investimento seja feito em um empreendimento, é preciso realizar uma avaliação do potencial de mercado. Atualmente, o incorporador conta com diversas ferramentas em mãos, que são capazes de realizar a coleta de dados úteis — fundamentais para visualizar o projeto, tendo a certeza de que tudo está coerente.

Também é válido lembrar da importância da realização de pesquisas externas (com clientes) e internas (com os colaboradores), que ajudam muito na tomada de decisão. Por meio dessas informações é possível enxergar as situações de diferentes perspectivas.

A inteligência de mercado é o que garante uma projeção ao incorporador em relação ao retorno que o negócio vai ter após realizar certo empreendimento. Com isso em mente, é importante contar com alguém que tenha a capacidade de realizar uma boa leitura dos dados, de forma a evitar gastos e garantir lucros.

Analise os dados

Analisar os dados é fundamental para que uma boa tomada de decisão seja feita — sendo eles de projetos anteriores ou atuais. É importante que os seus funcionários estejam sempre prestando atenção nos indicadores de qualidade e produtividade dos resultados obtidos na empresa. Dessa forma, a capacidade de observar os fatores a serem considerados ao tomar uma decisão é desenvolvida.

É importante ressaltar a necessidade do uso da tecnologia nesse momento, investindo em ferramentas de Business Intelligence, por exemplo. Para que isso aconteça, é preciso avaliar as necessidades atuais do seu negócio, com o objetivo identificar qual ferramenta de análise se encaixa melhor na sua situação.

Simule cenários

Para uma tomada de decisão efetiva, é importante levantar todas as soluções possíveis para cada situação. Assim, é possível observar os pontos positivos e negativos de cada uma das possibilidades — o que fortalece o embasamento da decisão a ser tomada na situação atual.

É possível que os dados obtidos nos processos anteriores não sejam o suficiente para ter certeza do que é preciso fazer. Nesses casos, é possível usar testes A/B. Eles consistem em testar as hipóteses, e podem ser realizados em pequenas tiragens ou em times e projetos mais específicos. Feito isso, chega a hora de analisar os resultados obtidos e tirar amostras desse processo.

Analise diversos pontos de vista

Antes que qualquer decisão seja tomada, a liderança precisa de uma boa visão da situação atual da empresa. Uma análise de pontos positivos e negativos é indispensável, assim como o envolvimento de todas as pessoas no processo decisório. 

É importante sempre ter em mente que as melhores decisões a se tomar são aquelas em que todos os pontos de vista foram levados em consideração.

Estar aberto a lidar com os desafios e as oportunidades que vêm sendo geradas dentro do mercado é fundamental. Os bons gestores sempre vão ser aqueles mais flexíveis, dispostos a mudar os planos já traçados e tomar atitudes novas com base nas necessidades atuais.

Seguir um plano cegamente, sem considerar as variações ou mudanças, tende a resultar em falhas ou perdas de oportunidades. A mudança de ideias no meio do processo pode gerar resultados mais favoráveis, o que faz com que o compartilhamento de pensamento entre todos os colaboradores seja muito importante. Ter uma gestão participativa durante todo o processo decisório é fundamental.

Não foque apenas nos resultados

Uma empresa que consegue bons resultados no processo de gestão dos negócios precisa ter um bom ambiente de trabalho, prezando pelas necessidades e percepções dos colaboradores.

Muitas vezes acontecem situações em que metas muito altas são estabelecidas, o que demanda uma longa e cansativa jornada de trabalho para certos membros da equipe — às vezes sem uma recompensa justa por isso. Esse tipo de situação não pode se tornar recorrente dentro de uma organização, visto que pode gerar insatisfação e falta de ânimo nos funcionários.

Tomar as decisões focando mais nos processos assegura que os métodos e procedimentos adotados sejam os mais adequados para a empresa como um todo, considerando todos os aspectos possíveis. 

As lideranças do negócio precisam ter total ciência de que ganhos imediatos a qualquer custo e em um período curto de tempo podem ocasionar perdas grandes, relacionadas à formação de uma equipe funcional.

As dicas destacadas neste post ajudam muito durante o processo decisório do seu negócio, mas também vale ressaltar a importância de contar com empresas especializadas nesse setor para melhorar ainda mais os resultados. A PH3A trabalha analisando dados reais das empresas, montando as melhores estratégias para que aconteça um aumento considerável nas vendas.

Gostou de saber como aprimorar o processo de tomada de decisão na sua incorporadora? Entre em contato com a PH3A e conheça as soluções que temos para oferecer ao seu negócio em relação a isso!