Atualmente, cerca de 138 milhões de brasileiros têm smartphone, segundo o IBGE. Esse número representa 62% da população e mostra a importância da presença on-line para garantir negócios. Entretanto, para as marcas, não basta estar nas redes sociais, é preciso saber garantir a qualificação da audiência digital.

As empresas precisam garantir o engajamento para atrair possíveis clientes. A ideia é criar um conteúdo que seja relevante para o público, a ponde de fazer com que ele siga e acompanhe os canais on-line da marca.

Para conseguir fazer essa qualificação da audiência digital de modo eficaz e alavancar os resultados do seu negócio é preciso entender a importância desse público, evitar alguns erros e contar com a tecnologia. Por isso, continue a leitura deste post!

A importância da audiência on-line

A competitividade do mercado é cada vez maior, considerando o ambiente disruptivo em que vivemos. Compreender que a internet não é apenas um meio de comunicação, mas também uma ferramenta efetiva para vendas, é fundamental para as empresas.

Com a facilidade e o fluxo informacional nas redes sociais é possível afirmarmos que o poder de compra mudou de mãos. Antigamente, a empresa tentava atrair a atenção dos clientes. Hoje em dia, é o público quem define a interação com as marcas e avalia a melhor opção de compra.

Por meio das redes sociais, a marca pode estabelecer um contato mais próximo com o seu público-alvo, alinhando estratégias para vender novos produtos, serviços ou informações que achar interessante para compartilhar com os clientes.

Quando a empresa cria um conteúdo capaz de engajar o seu público, significa que, de alguma forma, ela atraiu o interesse de consumo. Em longo prazo, a estratégia acarreta a um custo de venda menor, pois a interação com as pessoas já está estabelecida antes mesmo de haver o interesse em efetivar a compra.

Trabalhar a audiência de forma adequada pode garantir benefícios, como:

  • criar um efeito de rede: mais pessoas engajadas com a marca faz com que eles comentem e tragam novos clientes;
  • desenvolver um canal direto de venda: ele tende a ser mais barato, pois demandará menos esforço em investimento de venda para abordar e fechar novos negócios;
  • desenvolver um canal de pesquisa: a marca pode testar e validar produtos novos e conceitos de negócio de forma mais ágil, pois as pessoas estão disponíveis para interagir com essas demandas;
  • aumentar o valor da marca: o público começa a enxergar maior relevância ao aproximar o relacionamento com a empresa;
  • aumentar a venda: é possível oferecer uma experiência que supera a transação comercial e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Erros que impactam a audiência do consumidor no digital

Para seguir com uma estratégia segura e capaz de garantir resultados para o negócio, a empresa precisa evitar cometer alguns erros recorrentes. O primeiro passo é garantir um planejamento seguro, com um cronograma de postagens organizado e trabalhando as dores da persona.

Abandonar as redes sociais

Uma das grandes frustrações para o consumidor é procurar uma marca em uma rede social, a fim de ter novas informações sobre o produto ou estabelecer uma comunicação, mas a página estar abandonada.

Nem sempre é preciso estar em todas as redes sociais, por isso, estabeleça aquela que é mais coerente com a sua estratégia e mantenha a frequência de postagens, assim, é possível evitar a sensação de abandono.

Publicar conteúdos sem relevância

Para conseguir estabelecer uma comunicação realmente eficiente, é preciso conhecer muito bem a sua persona. Ela é uma representação semifictícia do cliente ideal da empresa. É fundamental conhecer as dores, os anseios e os objetivos dela.

O conteúdo criado precisa dialogar com todas essas especificidades da persona, a fim de garantir que haja engajamento.

Não monitorar os resultados

As redes sociais oferecem dados detalhados para acompanhar o crescimento, as interações e os resultados obtidos por conteúdo postado. Acompanhar os gráficos e os números gerados é fundamental para entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Monitorar os resultados é fundamental, inclusive, para realizar novos alinhamentos para a estratégia e criar caminhos para conseguir interagir com os possíveis clientes.

A tecnologia para garantir a qualificação da audiência digital

Para conseguir fazer com que os potenciais clientes avancem na jornada de compra pelas redes sociais é fundamental conhecer cada pessoa que compõe a sua audiência. Com esse conhecimento, é possível segmentar os contatos e estabelecer estratégias personalizadas para firmar a comunicação.

Conseguir detectar o histórico de visita e acesso de uma determinada pessoa, por exemplo, é fundamental para criar promoções e ofertas exclusivas. Dessa forma, pode-se atrair os consumidores para a página e oferecer outros produtos.

Contar com a tecnologia é fundamental para obter esse conhecimento e capacidade de segmentação de cada cliente. Por meio de ferramentas e sistemas, a empresa poderá detectar as respostas de cada pessoa que acessa o site ou blog.

A PH3A garante a tecnologia necessária para que as empresas conheçam detalhadamente o seu cliente final. Para tanto, oferece serviços desde a estruturação do CRM, com a qualificação dos dados e identificação de quem está interessado em cada produto.

A solução da PH3A pode ser indexada no site da empresa, possibilitando a coleta de informações essenciais para qualificar corretamente o público que visita a página. Essa segmentação é essencial para conseguir estabelecer e oferecer promoções em abordagens mais acertadas.

Com as soluções propostas pela PH3A é possível otimizar as verbas de marketing digital da empresa, ajudando a ser mais estratégico e preciso em suas ações, acertando diretamente o público-alvo.

Conseguir a qualificação da audiência digital é mais fácil e eficiente com a utilização das ferramentas adequadas. A PH3A está capacitada a oferecer dados desde o acesso de um potencial cliente no site, até a proteção para ferramentas de cobrança on-line.

Com conteúdo qualificado e verdadeiramente relevante para o seu público, a qualificação da audiência digital não será um grande mistério. Dentre os benefícios, estão o possível aumento no número de vendas e a maior procura pelos produtos e ofertas da marca.

A PH3A está preparado para oferecer as melhores ferramentas e auxiliar na qualificação da audiência digital, por isso, entre em contato imediatamente e conheça uma solução ideal para sua empresa.