Com certeza, não é a primeira vez que você ouve falar de segmentação de mercado, não é mesmo? Atualmente, qualquer empresa que queira ser relevante no mercado em que atua, reconhece a necessidade de trabalhar focado nas necessidades e desejos do cliente.

Pensando nisso, neste post vamos falar um pouco mais sobre o que é a segmentação de mercado, por que ela é tão importante e quais são algumas das principais vantagens de usar esse método de trabalho. Acompanhe!

O que é segmentação de mercado, afinal?

O processo de segmentação de mercado consiste em separar os diferentes grupos de consumidores, a fim de identificar pessoas com o mesmo perfil de comportamento. Desta forma é possível  focar esforços para desenvolver a melhor estratégia de comunicação com cada grupo.

Focar nas pessoas que têm os mesmos interesses ou desejos torna muito mais eficiente o trabalho de conquistá-las. Além do mais, levar esse conhecimento para o marketing, por exemplo, faz com que o trabalho seja personalizado e portanto mais assertivo.

Por que a segmentação de mercado é tão importante?

Imagine que você está pensando em abrir um negócio de viagens ou de turismo. Não seria muito mais eficiente trabalhar sabendo quais são as pessoas que costumam viajar mais, os destinos mais procurados ou, até mesmo, quem prefere viagens  internacionais? Pois bem! Esse trabalho de focar em um grupo de indivíduos com mesmo comportamento é um exemplo básico, mas muito importante de como funciona a segmentação de mercado.

Esse método ajuda, entre outros fatores, a conseguir o máximo de informações sobre o cliente-alvo, a fim de possibilitar que a sua empresa converse diretamente com ele e ofereça a solução ideal para os seus problemas ou desejos.

Quais as vantagens de trabalhar com um mercado segmentado?

Além dos motivos que foram levantados até então, existe uma série de vantagens que merecem uma atenção especial. Veja!

Torna o marketing mais eficiente

Como já falamos, quando o trabalho de marketing é generalizado, o resultado não é eficiente e nem gera muitos fechamentos de negócios — e isso resulta em perda de tempo e de recursos significativos.

Agora, quando essa atividade é específica e tem o objetivo de alcançar e conquistar um segmento de consumidores, são gerados resultados melhores, já que as chances de fechamentos de negócios aumentam — tornando o trabalho do marketing mais eficiente e otimizado.

Isso também ajuda no planejamento das campanhas, das promoções e na distribuição dos serviços. Além do mais, é possível escolher qual mídia (e-mail marketing, blogposts, podcasts, vídeos, entre outros) e qual linguagem são mais adequadas e se aplicam melhor ao público-alvo em questão.

Proporciona uma proximidade maior entre empresa e cliente final

Após conseguir separar e distinguir qual é o perfil do consumidor que a sua empresa deseja atingir, os processos se tornam mais simples e diretos.

Isso ajuda o cliente a se sentir respeitado e valorizado, tornando essa relação mais próxima — já que o consumidor passa a ver a sua companhia com outros olhos. Conhecendo-o de perto e de forma especial, você, com certeza, será capaz de dar suporte, acompanhar e atendê-lo melhor — abrindo portas para um relacionamento de longa data.

Um cliente que sente que a empresa se preocupa em cuidar do seu problema, além de se sentir prestigiado, ele ficará satisfeito e estará sempre disposto a optar pelos seus serviços.

Facilita a avaliação da concorrência

Ao mesmo tempo, ao centralizar a oferta de seus serviços e/ou produtos, você também consegue visualizar como os concorrentes têm trabalhado — quais têm sido os pontos fortes, os pontos fracos e em quais brechas a sua empresa poderá trabalhar melhor e crescer, tornando uma referência na área.

Também é importante observar qual é a posição dos seus concorrentes no mercado e diante do consumidor. E, o mais importante: qual é o diferencial que fará com que o cliente deseje e dê preferência para a sua empresa.

Nesse sentido, avaliar a concorrência e comparar os pontos que são passíveis de serem desenvolvidos pode fazer toda diferença para alavancar o nome e a imagem da sua companhia.

Auxilia na redução de gastos

Não tem como falarmos de uma estratégia de trabalho sem mencionarmos como ela influencia na parte econômica da empresa. Nesse contexto, a segmentação de mercado ajuda especialmente a controlar os gastos — reduzindo e mantendo baixos os custos.

Por planejar melhor as estratégias e trabalhar com um marketing direcionado, é possível otimizar melhor os recursos, gastos com pessoal, material gráfico, equipamentos, entre outros. Isso tudo, no final, acaba trazendo um retorno financeiro muito maior.

Possibilita mais ganhos comerciais

Um grande benefício de segmentar e selecionar o mercado também tem a ver com a área comercial. Com certeza, com o cliente final em foco, o departamento de vendas precisará se esforçar menos para fechar negócio e convencê-lo do porque ele deve contratar sua empresa.

Ao mesmo tempo, sabendo qual é o desejo e/ou qual é o problema desse público que deve ser solucionado, fica muito mais fácil apresentar os benefícios do produto ou serviço que sejam relevantes para este grupo de clientes. Este conhecimento mais aprofundado do seu publico alvo, também auxilia em campanhas promocionais, porque identifica, por exemplo se uma política de parcelamento é mais interessante que descontos para pagamento à vista. Essa avaliação de mercado também ajuda a manter um preço mais competitivo e próximo da concorrência.

É claro que, com tantas vantagens no marketing e no comercial, a tendência é que as vendas aumentem significativamente  o que, por si só, já vale a pena o investimento de tempo e de recursos para implementar a segmentação. No entanto, essa estratégia também fará com que a sua empresa seja uma referência e se torne líder nesse nicho de mercado.

Em um mundo no qual o tempo tem se tornado cada vez mais reduzido e as pessoas têm buscado seus próprios interesses, a segmentação é  fundamental para o crescimento da sua organização.

Gostou do post? Gostaria de saber mais a respeito da segmentação de mercado? Então, deixe seu comentário dizendo o que achou e tire as suas dúvidas!