Há quem acredite que o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada, em função do surgimento de novas aplicações e tecnologias. Mas, diferentemente do que se pode imaginar, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas para fins profissionais e, também, pessoais! 

Afinal, esse recurso ainda é muito necessário para transferência de arquivos, documentos e formalização de propostas. Além disso, o e-mail ainda é o principal recurso utilizado para operações cadastrais. 

Engana-se, portanto, quem acredita que o e-mail marketing não é uma estratégia válida. Neste artigo, vamos detalhar por que essa tática é tão eficaz e como ela pode atrair novos consumidores para o negócio. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é e-mail marketing?

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que comunica a empresa com os seus consumidores atuais e potenciais clientes. Periodicamente, a companhia envia um e-mail para uma lista de leads divulgando algum conteúdo específico, como: 

  • promoções e ofertas especiais; 
  • últimas notícias sobre o segmento de atuação da companhia;
  • convites para eventos e divulgação de datas de inscrição;
  • conteúdos ricos disponíveis para download, como e-books; 
  • lembretes para o consumidor concluir uma compra no site; 
  • indicação de produtos ou serviços semelhantes aos que o consumidor já adquiriu anteriormente etc.

A estratégia possibilita uma comunicação direta com o seu público-alvo, de forma não-invasiva e segmentada. Portanto, é uma excelente alternativa de investimento para o negócio.

Por que investir em e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta de apoio para as estratégias digitais. Confira abaixo alguns motivos para investir nessa tática.

É uma estratégia bem segmentada

Quando bem desenvolvida, a estratégia de e-mail marketing atinge pessoas que têm real interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Isso pode ser percebido pelo número de usuários que demonstraram interesse em participar da lista de inscrição. 

Auxilia nas conversões 

A tática auxilia nas conversões em venda, já que instiga o usuário a realizar ações específicas, tais como:

  • visitar uma landing page promocional;
  • entrar em contato com a empresa; 
  • agendar uma visita etc.

Além disso, é possível realizar ações de remarketing com os endereços de e-mail cadastrados na lista.

Ajuda a fidelizar o cliente

Clientes que já adquiriram algum produto ou serviço podem continuar recebendo promoções, novidades e ofertas especiais via e-mail. Assim, o consumidor volta a adquirir novamente da empresa.

Como funciona o e-mail marketing? 

Há diversas formas de executar uma estratégia de e-mail marketing. Existem, porém, algumas ações fundamentais para realizá-la com sucesso.

Captação de leads

Trata-se da construção do mailing. Para isso, pode-se elaborar uma lista com os clientes inativos, por exemplo. 

Uma estratégia muito utilizada no meio digital é a oferta de algum conteúdo rico gratuito que o usuário possa baixar ao fornecer o seu e-mail. Dessa forma, além de providenciar uma amostra do conhecimento da empresa, é possível, também, construir uma nova lista de contatos que poderão, eventualmente, se tornarem clientes.

Disparo de conteúdo periódico 

Com o mailing em mãos, é hora de definir quais serão as estratégias de e-mail marketing.  Pode-se automatizar e-mails com base nas ações dos usuários no site — como “finalizar compra” ou “recomendado para você” — ou, ainda, enviar newsletters com notícias e dicas. 

Qual o objetivo do e-mail marketing? 

O e-mail marketing é uma tática que tem, como objetivo, qualificar a estratégia de ações digitais. É possível alcançar resultados muito positivos, entre eles:

  • atrair leads qualificados: quem se inscreve em uma lista de newsletter é, geralmente, o usuário que tem maior interesse no produto ou serviço. Assim, é possível segmentar ações de remarketing para esse público, aumentando as chances de conversão;
  • reter o consumidor: com o envio de conteúdo periódico, o consumidor é constantemente impactado com o material desenvolvido pela empresa. Isso ajuda a manter vivo o interesse do cliente na companhia.

Além disso, a estratégia de e-mail marketing também aproxima a empresa do seu cliente, o que ajuda a estabelecer um vínculo maior.

Quais são as vantagens do e-mail marketing? 

Além dos benefícios já listados ao longo deste artigo, as estratégias de e-mail marketing vêm com uma série de outras vantagens. Confira!

Baixo custo de investimento

Por se tratar de uma estratégia digital, os custos com o e-mail marketing costumam ser mais baixos quando comparados a outros modelos de divulgação. Além disso, há uma série de ferramentas de apoio que auxiliam na otimização da estratégia e ajudam a converter melhor os clientes.

Aumenta a taxa de conversão com estratégias de marketing digital

Com o e-mail marketing, é possível elaborar um conteúdo exclusivo para o consumidor que já apresentou interesse no produto ou serviço. Isso contribui para o processo de decisão do cliente.

Promove conteúdos relevantes para o consumidor 

 A empresa pode distribuir e promover conteúdos relevantes para o seu cliente. Dessa forma, ele se mantém interessado não apenas no que a empresa comercializa, mas no conteúdo produzido. 

Tem elevado alcance 

Com a ação, é possível alcançar um elevado número de pessoas ao mesmo tempo, já que a distribuição é online, com muito mais precisão!

Como iniciar uma campanha de e-mail marketing? 

O primeiro passo para iniciar uma campanha de e-mail marketing é definir qual é o objetivo da estratégia: além de aumentar as vendas, pode-se focar em fortalecer o relacionamento com o consumidor, divulgar novas iniciativas e, até mesmo, contratar novos talentos para o negócio. 

Depois disso, é preciso escolher a ferramenta ideal que auxiliará com a campanha e realizará todas as configurações necessárias para que a ação ocorra de forma efetiva. É preciso, também, criar uma estratégia de conteúdo do que será divulgado na sua campanha de e-mail marketing. 

Finalmente, é hora de capturar leads: para isso, pode-se criar anúncios nas redes sociais que incentivem a inscrição dos usuários na lista. Outra ideia é promover um evento (online ou presencial) que exija o endereço de e-mail para concluir a inscrição. 

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a presença digital da empresa. Portanto, é um excelente investimento para considerar para sua companhia!

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