Digital e Vendas 12 de Ago de 2022

Os cálculos preliminares que definem campanhas de marketing certeiras

Os gestores de marketing que trabalham com campanhas na Internet costumam calcular um retorno de novos leads na faixa de 1 a 4% de todo o público segmentado, impactado pela campanha. Na verdade, essa já é uma faixa otimista.

Por mais que se segmente o público, a campanha ocorre em “mar aberto” na Internet, acontece o fator da dispersão alta e o produto ou serviço é oferecido a um público vasto e heterogêneo. Esse processo ocorre pela velha e conhecida dificuldade de dar precisão ao cálculo da persona, que é o ponto de partida da campanha.

As estratégias têm métodos e cálculos importantes no início da operação. Se forem bem calculados, acertam a direção e o alvo das campanhas.

Porque o cálculo exato da persona é tão importante?

A persona é o perfil do cliente ideal de qualquer empresa ou produto. Logo, é a figura mais importante do processo, que compõe o público a quem se deseja atingir. Toda a campanha é pensada e trabalhada para fazer uma oferta à persona correta.

Naturalmente, se o cálculo não for bem preciso, o público calculado fica mais aberto, com mais pessoas com perfil indesejado. O resultado final se percebe nas métricas de campanha, que medem o resultado.

Ou seja, quanto mais despreocupado for esse processo de elaboração da persona, maiores são as chances de a campanha não dar resultados satisfatórios.

O método cookie pool DataTag foi desenvolvido e aperfeiçoado no Brasil pela PH3A Tecnologia de Dados, e só pode ser desenvolvido integrado a um grande Big Data. A tag específica trabalha no site do cliente e faz uma leitura completa nos visitantes anônimos, captando a identidade de parte deles, com respeito integral à legislação de dados, LGPD.

Os navegantes anônimos são aqueles que entram, navegam, não deixam os seus dados para receberem comunicação posterior e vão embora. O DataTag, sistema que faz a leitura de tráfego, capta alguma informação do visitante que têm correspondência na sua base de dados, e o identifica.

Dessa forma, ela capta mais dados que uma campanha comum e faz o cálculo mais ajustado dos visitantes. Além das informações de sexo, faixa etária e interesses, ela capta informações de origem também, segmentam as fontes que trazem mais tráfego ao site.

Estas informações são processadas para enxergar com maior precisão o perfil exato que o cliente procura atingir, a sua persona. E a campanha começa muito mais bem focada e direcionada, reduzindo a dispersão.

Persona bem ajustada, hora de calcular o público de destino das campanhas

A partir da informação correta e precisa da persona, a campanha deve ser desenvolvida com foco correto. Isso significa investimento nas fontes que dão mais resultados e redução dos custos de retargeting, uma vez que as ações serão mais bem direcionadas.

As campanhas acontecem mais certeiras e eficazes porque partem de uma informação mais exata do público de destino, que por sua vez foi baseado na persona bem definida com o DataTag.

Público definido, público look alike, abordagem por publicidade anonimizada

Para aumentar o público de destino, entra em ação o BigData da PH3A, trabalhado, depurado e atualizado permanentemente há 25 anos. Com informação vasta, é mais fácil calcular o público similar ao da persona, aumentando a base de prospects inteiramente qualificados, uma informação que vale ouro.

O público definido, composto de prospects qualificados, será impactado com publicidade one to one anonimizada. Grande parte dele vem ao site do cliente dando o opt-in e se tornando um lead qualificado, com grandes chances de se tornar cliente. Tudo feito com respeito à LGPD, e sem violar a privacidade do usuário.

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Tecnologia de dados com DataTag melhora o desempenho das campanhas

O DataTag aumenta o retorno das campanhas porque trabalha só na parte do público idêntica à da persona bem calculada. Todas as métricas de campanha são mais satisfatórias.

Se comparado à campanha comum, o trabalho feito com essa tecnologia capta pelo menos três vezes mais informações. O público look alike torna o processo mais amplo e separa um grupo ainda maior e mais qualificado do que os das campanhas comuns. Aí sim, a diferença é muito grande.

A diferença do processo com o DataTag, portanto, está na capacidade ampliada de obter informações da persona, criar público semelhante e concentrar esforços somente no grupo mais qualificado na Internet, melhorando o retorno da campanha e reduzindo o custo de retargeting. Assim, o processo fica mais inteligente, mais eficaz e mais barato.

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