Os 5 Vs de um Big Data que maximiza resultados

Na era dos dados, que se intensifica cada vez mais, as plataformas de informações assumem um papel fundamental para as empresas. Desde a década de 1970, as corporações começaram a guardar e organizar planilhas de informações, que podem ser úteis em momento futuro.

Assim, as empresas passaram a montar suas tabelas, facilitar seus relatórios, entender o perfil dos consumidores, e principalmente, como eles se comportam. Quanto mais informações acumulam, mais entendem a dinâmica de consumo dos seus produtos.

Nos últimos anos, para montar uma grande plataforma de dados – mais chamado de Big Data – é preciso montá-la com um cuidado especial para que ela tenha pelo menos 5 características fundamentais. São os 5 Vs de um bom DataBase, a saber: 

Volume

A produção de dados dobra a cada dois anos e nestes últimos anos, o volume de dados criado foi superior a toda a produção da humanidade, em termos de registro, segundo relatório da Social Good Brasil.

É uma conclusão óbvia porque somente nas últimas décadas, os países civilizados passaram a registrar seus dados em máquinas avançadas como os computadores. E desde a década de 90, a Internet passou a acelerar este processo. 

Velocidade

As plataformas de dados precisam ser permanentemente organizadas, atualizadas e depuradas. Desta forma, ficam à disposição para atenderem com boa rapidez as necessidades das empresas e pessoas. A desorganização e despreparo de sistemas que acumulam os dados podem ser altamente prejudiciais.

Em campanhas corporativas, especialmente na área de marketing, o tempo é um ativo precioso e a captação de determinadas informações de maneira rápida e prática pode significar melhores resultados em campanhas para empresas. Velocidade de obtenção de informações gera economia de tempo e pode gerar campanhas mais rentáveis. 

Variedade

Os dados provêm de fontes diversas e isso enriquece uma plataforma de Big Data. Porque poucas fontes vão possuir poucos dados e a variedade delas significa mais campos, mais informações e mais valor.

Com o avanço da tecnologia de dados, aos poucos as fontes de informações vão se multiplicando, fato que deve aumentar a variedade delas. As informações podem vir de redes sociais, aplicativos, e-mails, bancos de dados públicos, e-mails, ou mesmo sites que captam informações de seus clientes. 

Veracidade

A questão da veracidade das informações é crucial para que as campanhas deem resultados. As plataformas com possíveis informações falsas não geram ações bem trabalhadas, não possuem foco ajustado e não dão resultados. Acertar o conjunto de informações é muito importante.

Para ter um Big Data confiável, a companhia que o administra precisa ser confiável. A empresa de tecnologia precisa possuir tempo de mercado, bom conceito, cases de sucesso para dar, possíveis premiações e amostras de que possui um ativo de grande valor. Sua relação de clientes dá amostras expertise e solidez na área de tecnologia de dados. 

Valor

O valor é a última característica imprescindível entre os 5 Vs. Com um Big Data volumoso, organizado, atualizado e depurado, ele passa a ter um imenso valor para a empresa de tecnologia e para seus clientes.

A plataforma de dados deverá servir de base para ferramentas integradas, que vão ser potencializadas se tiverem o respaldo de uma plataforma sólida e rápida. O valor de um Big Data com essas características pode ser muito elevado no mercado de tecnologia de dados. 

PH3A dispõe de Big Data de 25 anos, volumoso e depurado

A empresa PH3A Tecnologia de Dados dispõe de uma das maiores plataformas do Brasil. A preocupação da empresa sempre foi acumular informações, mantendo a base de arquivos a mais completa possível, atualizada e com menos sujeiras e duplicidades. Sendo assim, a empresa passou a ter um Big Data dos mais completos e ágeis do mercado.

Desta forma, a PH3A tem facilidades para desenvolver ferramentas de ponta para atividades e segmentos importantes no mercado, a saber:

- DataBusca

Para encontrar e contatar pessoas e empresas.

- DataTag

Ferramenta potente de leitura de tráfego na Internet, identifica visitantes em seu site, maximiza resultados de campanhas.

- DataMind

Sistema amplo de organização de processos em workflows, aumenta a segurança de dados, reduz os riscos de fraudes e inadimplência.

- DataCob

CRM completo e ágil de cobrança, com avançado módulo online vários facilitadores para a atividade.

- DataSales

CRM completo para organizar as rotinas comerciais, inteligência de prospecção, relatórios, compromissos.

- DataQuiz

Módulo de reforço de segurança baseado em conferências de informações de clientes com as do Big Data. Reduz drasticamente os riscos de fraudes.

 

A PH3A sempre trabalhou com total respeito à legislação de dados. Também é filiada à Associação Brasileira de Marketing de Dados (Abemd), Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) e ainda tem o selo de certificação internacional Bureau 27001, sinônimo de qualidade, integridade e confiança.

Adriano Cortês

Deixe seu comentário