Tecnologia de Dados 12 de Ago de 2022

Martechs – Tecnologia de dados para pequenas e médias empresas

Cada vez mais, as empresas de ponta vão se estruturando sobre as estratégias de marketing alicerçadas na informação e na tecnologia para seus negócios avançarem.

Afinal, quanto mais as empresas trabalham com o binômio “informações-tecnologia”, maiores são as chances de suas estratégias serem bem sucedidas.

A informação passou a ser valiosíssima e a tecnologia acompanha essa valorização. Isso é bom para as empresas que investem altos valores em ações de marketing focadas e percebem que tudo vale a pena.

Mas e as médias e as pequenas empresas? Como ficam nesse contexto?

Agora é possível enxergar um novo horizonte para estas empresas, tal qual as grandes empresas, elas também podem atuar debruçadas em serviços de informação e tecnologia digital de ponta para obterem melhores resultados em suas ações de marketing.

Nos últimos anos surgiram as martechs, e com elas, os sistemas de dados Big Data, as estratégias de Customer Relashionship Manager (CRM) e respectivos custos estão ficando cada vez mais acessíveis. Portanto, as chances de investimento e crescimento para as empresas de menor porte agora estão mais próximas.

O que são martechs?

As martechs são empresas que movem-se necessariamente nos pilares do marketing e da tecnologia da inteligência digital. Ou seja, são empresas com foco em recursos cada vez mais tecnológicos para oferecer aos seus clientes resultados mais satisfatórios.

O conceito de Business Inteligence é permanente para essas empresas. Assim, elas têm foco, inteligência, base de dados, campanhas segmentadas, análise minuciosa de resultados e ações rápidas para ajustes e crescimento.

As ações se concentram em como enxergar o comportamento do cliente, do prospect ou até mesmo do visitante anônimo do site. Com essas informações e o cruzamento com diversas outras específicas do banco de dados, é possível entender as necessidades de quem visita sua loja on-line.

Desta forma, é possível uma comunicação mais precisa e o oferecimento de produtos ou serviços direcionados a eles, de acordo com cada situação.

Quando essas empresas trabalham com base de dados, tecnologia digital e usam sistemas de CRM, elas seguem o roteiro das grandes corporações. Portanto, seguem a tendência das companhias de ponta em seus segmentos de mercado.

Consolidar o perfil de martech, crescimento à vista

As empresas martech têm um cronograma de atuação que necessariamente passa pela alta digitalização e tecnologia. Ou seja, são focadas em processos de alta conversão e analisam resultados o tempo todo. Quanto maior o leque de informações, maiores são as possibilidades de ajustes e comunicação mais rápida, assertiva e específica com seus clientes.

O achismo e os testes no escuro ficaram para trás. A rotina é alicerçada em dados concretos, estudos minuciosos e análises inteligentes. Portanto, é um trabalho focado na engrenagem principal do mundo contemporâneo: a informação.

Empresas que consolidam o perfil de martech são empresas que reúnem as maiores chances de crescimento em seus mercados de atuação, independente de qual seja ele.

Entender o comportamento de prospects e visitantes anônimos

Além da mudança de mentalidade, agora mais voltada para a tecnologia digital, o empresário precisa ficar mais atento às novidades do seu mercado. Desta forma, as atenções se voltam aos procedimentos em testes ou aos já consolidados, que têm por objetivo aumentar a base de clientes de seu negócio.

O radar do tráfego no site é fundamental para compreender os movimentos de quem já é cliente e de possíveis futuros clientes. Ele é um instrumento que economiza tempo e dinheiro, além de entregar informações preciosas e precisas.

Ou seja, as novas tecnologias têm essa análise e capacidade de mapeamento de todos, inclusive dos visitantes anônimos, aqueles que navegam e não se logam.

É importante ter em mente que os visitantes estão próximos o tempo todo, estão agora e estarão mais tarde. Eles mostram interesse, mas o importante é compreendê-los e fazer com que se envolvam. O caminho é simples: dar a eles atenção personalizada.

Trabalhando com essas ferramentas inovadoras, a observação geral dos clientes e visitantes se torna mais ampla e precisa. Entender e utilizar essas informações são vitais para novos e bons resultados.

Portanto, tê-las no escopo das rotinas de trabalho pode significar voos mais altos num mercado extremamente competitivo.

Rotinas internas das martechs

As martechs têm uma mentalidade necessariamente “on”, o tempo todo focadas. Em outras palavras, tempo todo tem Big Data atualizado e sempre recebendo novas informações.

Entre as primeiras características estruturais de uma empresa martech, está o perfil do staff. Em suma, devem ser profissionais também com foco em tecnologia, prontos para analisar dados e implementar mudanças. A equipe precisa ser dinâmica, considerando o contexto de um mercado muito competitivo.

As informações disponíveis sobre dados e estratégias precisam ser analisadas com a devida rapidez, sem descuido dos processos. Assim, o Data Base fornece as informações, os gestores analisam e mensuram resultados das últimas campanhas para estudarem novas estratégias. Os processos e rotinas digitais são muito mais ágeis e tendem a ser um diferencial extremamente importante.

A empresa precisa ser digital, ter presença digital e se adaptar aos indicativos vindos das mídias digitais. Se não tiver esse foco, suas chances de sucesso serão muito menores.

Mensuração detalhada e permanente

As martechs estão sempre avaliando resultados. Logo, têm uma atenção especial para os relatórios. São parâmetros que chegam o tempo todo para se juntarem à base prévia de informações e indicar os ajustes necessários. Desta forma, estão sempre um passo à frente das empresas tradicionais, percebendo antes dos outros as tendências de momento.

Cada mudança, cada movimento do cliente, do prospect ou mesmo do visitante online anônimo, é medido de forma atenta. Mas isso é só uma parte do processo dinâmico. As observações recém-chegadas, juntamente com as métricas de CRM, são as ferramentas mais importantes para análise das próximas estratégias.

É um ciclo virtuoso. Big Data, estratégias, ações efetivas e rápidas e medição de resultados para, se necessário, definirem novas estratégias e novas ações. Este é o cronograma perfeito para as martechs.

Mais precisão, estratégias mais certeiras

As martechs têm meios de estarem sempre entre as primeiras em cada segmento de mercado. Isso porque têm estratégias mais específicas e precisas, decisões mais acertadas e rápidas. Logo, deverão crescer e obter destaque em seus negócios.

Com a mentalidade focada nos alicerces de ponta – informação e tecnologia –, todas as suas ações serão mais inteligentes e seus resultados mais positivos.

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