Inteligência de Dados na era moderna, veja 8 tendências

A era dos dados continua a todo vapor na retomada da economia no mundo inteiro. E são os sistemas de dados Big Data que ajudam a acelerar essa retomada. Cada vez mais, as empresas estão concentrando suas estratégias nos sistemas de dados para alavancar seus negócios.

Depois do difícil ano de 2020 com a pandemia de Covid-19, a retomada está acelerada em muitos países do mundo em 2021 e vai seguir assim em 2022. Novos tempos, novas formas de trabalho, mas sempre girando em função das tecnologias avançadas.

E as empresas que se apressarem em implementar estratégias assertivas e bem trabalhadas com Big Data têm mais chances de ganharem mercado. Tudo gira em torno de iniciativa, investimento, análises e programação e ação nas estratégias.

Big Data para os próximos anos – Aspectos gerais

As bases de dados estão cada vez mais inteligentes e esta é uma tendência permanente. De toda a forma, as plataformas vão se enriquecendo e oferecendo informações dinâmicas para as empresas tomarem suas decisões.

Os gestores bons estrategistas sempre aproveitam as oportunidades para avançarem em seus mercados. Os melhores tomam decisões e criam estratégias baseados nas informações vindas da inteligência artificial (IA).

Neste momento em que empresas aumentam seus esforços para crescer, algumas tendências para o sistema Big Data se definem de forma mais clara para agora e para os próximos anos.

  • Big Data passa a ser fundamental, está cada vez mais no centro das estratégias

Nos últimos anos, as grandes bases de dados que trabalham com inteligência artificial se consolidaram como plataformas fundamentais para as estratégias das empresas.

Não há alternativa mais eficaz, não há plano B. As plataformas de Big Data se expandem de forma acelerada no mundo todo porque se mostraram como fontes de informações preciosas para as empresas.

  • Democratização das plataformas Big Data alcança pequenas e médias empresas

Com o avanço da tecnologia e os diversos modelos de bases de dados, os preços acabaram se tornando mais acessíveis para as pequenas e médias empresas. Surgiu o conceito de martech, a empresa de menor porte com mentalidade de empresa grande.

Com isso, essas empresas passam a ter reais e grandes chances de crescimento e desenvolvimento de mentalidade cada vez mais focada em tecnologia de bases de dados. É chance de crescer em seus mercados.

  • Uso crescente de Data Fabric, malha de dados

As plataformas estão cada vez mais focadas em captar informações vindas de diversas fontes para a constituição de bases maiores e mais completas.

As empresas estão obtendo dados de diversidade, distribuição, escala e complexidade de informações. Várias fontes, informações heterogêneas.

Os serviços permitem a interconexão de informações em todos os níveis, sejam eles clientes, usuários ou prestadores de serviços. Uma só malha, junção de informações, organização, interconexão de dados.

  • Mecanismos mais completos de atualização e depuração das plataformas

As empresas de tecnologia trabalham suas bases de dados investindo cada vez mais em ferramentas de crescimento, atualização e depuração. É uma forma de aperfeiçoamento das engrenagens que movem todo o sistema.

Os campos deverão ser mais completos e padronizados, especialmente de endereço, CEP, DDD, prefixo, e-mails, telefones para os discadores, etc. Mais organização, mais facilidade para separar os campos desejados para cada ação.

  • Mais segurança de proteção de dados criptografados, tecnologia Blockchain

A tecnologia de segurança com blockchain garante maior segurança em transações com criptoativos. Ela permite controlar e rastrear o fluxo de informações pela Internet.

As informações são trocadas por duas partes sem a necessidade de intermediários. Isso garante maior agilidade e segurança, visto que são informações sem interceptação.

Com mais segurança, as bases de dados ficam mais sólidas e as estratégias mais focadas em visualização e prospecção de mercado, com preocupação reduzida ou zerada no quesito “segurança digital”.

  • Informações na nuvem, acesso de qualquer lugar

As tecnologias cloud-based são aquelas que disponibilizam seus dados na nuvem. Desta forma, o acesso e as trocas de informações ficam mais facilitadas, uma vez que o cliente poderá acessar informações de qualquer lugar.

Essa é uma tendência mais do que irreversível. Assim, as plataformas de dados vão investir cada vez mais em ferramentas que não precisem ser instaladas em computadores específicos, apenas permitir acesso por aparelhos de computador ou celulares.

  • Ferramentas ainda mais específicas e avançadas

Para tirar proveito de uma base de dados completa e organizada, os produtos precisam acompanhar esse nível elevado. Eles atuam em situações cada vez mais específicas e com alto grau de eficácia.

As ferramentas avançadas estarão complementando e fazendo bom uso da base de dados. Elas vão atuar de acordo com o mercado em que o cliente atua e deseja se desenvolver.

Gestores e profissionais de marketing poderão se focar permanentemente em busca de novos clientes. Daí a necessidade de entender como encontrá-los e conquistá-los. Cada processo de tecnologia pode fazer a diferença.

As melhores ferramentas conseguem localizar públicos, identificar grupos e promover ações específicas individuais ou coletivas. Com ações mais apropriadas para cada caso, a tendência é de se obter resultados cada vez melhores.

A PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu uma estrutura de ponta com Big Data com enorme volume de dados e uma variedade extensa de ferramentas específicas e que deixam o usuário sempre um passo à frente da sua concorrência.

O destaque especial vai para as ferramentas de identificação do visitante digital anônimo. O DataTag é o super-radar que identifica usuários anônimos capta e analisa o comportamento do usuário anônimo, bem como sua identidade.

Com este radar, é bem mais fácil trazer um mero visitante que não se logou à condição de possível cliente, até a conquista final. Afinal, ele já esteve no seu ambiente, veio com algum interesse e agora precisa só de uma abordagem específica.

Além disso, as ferramentas podem atuar para localizar pessoas, implementar ações de vendas ou atuar no campo de recuperação de crédito.

Isso significa que as ferramentas estão cada vez mais potentes e rápidas para identificar possíveis clientes e oportunidades no ambiente da web.

  • Captação de dados com total respeito à privacidade e dentro da LGPD

As companhias sérias e sólidas pautam-se pela atuação sempre dentro da Lei, especialmente as de tecnologia. E nesse aspecto, desde 2018 a legislação brasileira passou a ficar bem rigorosa no que diz respeito à proteção de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13709/2018 protege os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além do livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

As empresas mais seguras e cumpridoras da legislação são certificadas pelos selos de segurança e qualidade no campo digital. Assim, reforçam sua expertise em tecnologia sem o desrespeito ao usuário de Internet, no que diz respeito à sua privacidade.

A PH3A possui o certificado ISO 27001 Bureau Veritas, que garante a retidão nos aspectos de qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social. Além disso, é filiada à ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais e à ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados. 

Pandemia antecipa mudanças no cenário competitivo

A pandemia de Covid-19 freou a atividade econômica no mundo todo e algumas empresas tiveram forte queda em suas rotinas, principalmente nas lojas físicas em vários mercados.

Agora, mais do que nunca, num momento de retomada das atividades, as empresas que estiverem mais voltadas para a tecnologia no uso de suas estratégias deverão voltar às condições anteriores em posição diferente em seus mercados, recuperando o que foi perdido e até crescendo mais.

E, com a democratização das plataformas Big Data e das ferramentas avançadas acessórias, todas as empresas têm a chance de crescer. A tecnologia está acessível a todas as empresas e os investimentos nela são questão de atitude dos empresários. 

A PH3A se destaca em Big Data de grande porte e CRMs integrados

Com uma alta expertise em tecnologia de dados, a PH3A desenvolveu uma política interna de oferta específica a clientes que desejam organizar, aumentar e depurar suas bases de informações para novas estratégias, bem como clientes que desejam começar a trabalhar com Big Data.

As principais ferramentas permitem ao usuário entender o comportamento do seu prospect, encontrá-lo e abordá-lo de forma específica e eficiente. É a informação aliada à tecnologia como marca permanente, de agora em diante.

As empresas que desejam conhecer melhor essa estrutura podem solicitar um portfólio detalhado à PH3A, totalmente sem compromisso.

Além de entenderem melhor como funcionam as bases de Big Data, podem visualizar com maior clareza o valor destas bases, as valiosas ferramentas de tecnologia e a percepção da possibilidade de alçar voos mais altos na veloz retomada do pós-pandemia.

Adriano Cortês

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