Está começando no marketing? Invista em tráfego para o seu site!

As melhores campanhas para qualquer produto ou serviço que são divulgados pela Internet necessariamente passam pelo site da empresa. É a partir dele que se começa a entender a dinâmica de tráfego, suas origens e, principalmente, o perfil do cliente, que vai se ajustando aos poucos.

Para quem está começando a atuação no ambiente digital, a primeira medida importante é construir um bom site. Existem vários critérios para dizer que um site é bom, tudo depende do produto ou serviço que se deseja vender. Porém, o critério maior e universal é o funcional, aquele que mostra que ele é um ambiente versátil, responsivo, seguro e rápido.

Para trazer visitantes para o seu site, convém sempre observar algumas dicas rápidas, que são imprescindíveis para este objetivo, a saber: 

  1. Otimize seu site sempre para SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optmization) são muito importantes porque adaptam seu site às regras dos maiores buscadores do mundo – especialmente o Google. E as publicações que seguem as regras já têm meio caminho andado para obter um bom posicionamento nas pesquisas.

Algumas medidas simples ajudam no SEO, como títulos de até 70 caracteres, organização de títulos e subtítulos (heads), links internos e externos, palavras e parágrafos curtos ou médios, termos de ligação, etc. 

  1. Crie presença nas redes sociais

As redes são locais de divulgação em massa. Toda comunicação dessa natureza é eficaz e ajuda a trazer tráfego. Seja no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc. é importante mencionar seu negócio, seu site para fazê-lo ser conhecido.

Mas não bastar estar nas redes sociais. É preciso criar conteúdos relevantes e atraentes. Capriche nas ideias, nas mensagens, nas imagens, use emojis nos posts, ícones e hashtags. Faça uma comunicação assertiva, inteligente, sem ser insistente ou chato.

Os vídeos no Youtube também não podem faltar. As mensagens que usam vídeos estão ficando cada vez mais frequentes e a Internet está tendo essa migração de formas de conteúdo. Estar no Youtube é ótimo negócio! 

  1. E-mail marketing

O velho e bom e-mail marketing continua eficiente. Mas para a empresa, é importante se comunicar somente com quem autorizou previamente de alguma forma. Desde 2018 existe a LGPD (legislação de proteção de dados) para organizar a comunicação entre empresas e consumidores.

Procure mandar mensagens específicas para cada grupo que você tenha. Assim, a comunicação personalizada chama mais a atenção de cada prospect. 

  1. Os anúncios pagos (ads) ajudam a acelerar a conquista de tráfego

As plataformas de anúncios estão democratizadas e qualquer bom profissional pode trabalhar como se estivesse na sua própria agência. Os ambientes mais comuns e completos são o do Facebook Ads e do Google Ads. Porém, as campanhas com tecnologia de dados são ainda mais avançadas e eficientes.

Essas plataformas vão ajudar qualquer empreendedor a obter público, mas não mostram os usuários em cada grupo. Conhecer individualmente os membros de cada público exige uma fase mais especializada. 

  1. Depois de obter algum público, deixe a tecnologia de dados ajustar suas campanhas

Agora que você já criou algum público para o seu site, chegou a hora de pensar em convertê-lo em ativo ou patrimônio para sua empresa. Agora você entra na fase de obter retorno financeiro, para recuperar todo o seu investimento.

Dentre as formas mais usuais de fazer essa conversão está a leitura minuciosa do tráfego. A PH3A Tecnologia de Dados desenvolveu o DataTag, a melhor ferramenta de visualização de audiência, principalmente de visitantes anônimos, que não deixam os seus dados. Nesta etapa, você vê o público, inclusive com identificação individual.

As campanhas com o DataTag têm até 3 vezes mais informações de tráfego. Com toda essa gama de dados, a estratégia se concentra em encontra o perfil do cliente ideal com a maior exatidão possível. Com isso, as campanhas serão concentradas, terão menos dispersão e menos custo de retargeting.

 

Todo este processo é o mais curto para sair de uma situação simples ou inicial para uma conjuntura mais dinâmica e otimizada. Porque obter tráfego é uma atividade relativamente fácil. Mas entrar no ambiente de dados com ferramenta potente de leitura de tráfego faz uma grande diferença das ações comuns porque acelera a estruturação e profissionalização de campanhas. Assim, elas ficam mais rentáveis e compensadoras, e fazem todo o processo valer a pena.

Adriano Cortês

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