Somente ter uma ferramenta de CRM na empresa não é sinônimo de bons resultados. Para que os números cresçam mês a mês e você consiga bater todas as metas estipuladas é fundamental uma gestão adequada que integre CRM e Marketing.

Esse programa, que registra e organiza todas as relações de um cliente com a empresa ao longo do tempo, facilita o trabalho das equipes de venda e marketing. No entanto, isso só é possível quando os dois setores interagem bem um com o outro e, apesar das diferenças do dia a dia, determinam que o objetivo de vender cada vez mais pertence a ambos.

Quando o time caminha para a mesma direção, a gestão do CRM só traz benefícios para a empresa. Veja abaixo alguns deles!

Redução dos problemas na comunicação

O CRM possibilita que as equipes diminuam os problemas de comunicação. O vai e vem de solicitações de dados entre as equipes pode ganhar um importante atalho. Isso acontece porque o software é desenvolvido sobre uma base central de informação, que fica disponível para todo o grupo.

Essa é uma ótima maneira de todos os profissionais conhecerem os clientes nas mais variadas formas, seja em relação aos seus desejos, históricos ou características pessoais. Dessa forma, todos podem contribuir no processo de vendas ou estratégias de marketing, pois as informações não ficam fechadas em uma única sala, elas são compartilhadas entre os setores.

Qualificação dos leads

A boa gestão do CRM proporciona para o time de marketing uma maior qualificação dos leads. O programa consegue armazenar uma variedade de dados que pode servir para analisar, por exemplo, o momento de compra em que um cliente em potencial se encontra e em qual etapa do funil de vendas ele está.

Dessa forma, o marketing consegue descobrir, por exemplo, quais pessoas estão mais propensas a consumir um determinado produto ou serviço. Assim, pode repassar esses dados para o time de vendas, que entra em ação com estratégias mais certeiras e eficazes. Com a qualificação correta dos leads, a quantidade de erros diminui consideravelmente. 

Agilidade no processo de fidelização dos clientes

Ganhar um cliente é bom, mas conquistar de vez o coração daquele consumidor fiel é o sonho de toda a empresa que quer economizar com a aquisição de novos leads, não é mesmo? E com a atualização constante do CRM é possível ter mais agilidade no processo de fidelização do cliente.

Essa ação acontece porque o time de marketing tem acesso ao número de pessoas que fechou negócio com a empresa. A partir dessas informações, é possível desenvolver campanhas com conteúdos específicos para esse público, visando garantir o sucesso e a fidelização do cliente.

Com o auxílio do CRM, o que antes poderia demorar bastante tempo — ou, até mesmo, não aconteceria — acaba sendo mais eficiente.

Vendas mais eficientes

Ao integrar CRM e marketing, você proporciona para a equipe de vendas da sua empresa melhores resultados. Esse objetivo pode ser alcançado por meio do recebimento de leads mais bem qualificados. Dessa forma, o time de marketing pode trabalhar de forma mais correta e personalizada.

Quando os vendedores não perdem tempo com leads pouco interessados no produto ou serviço, eles conseguem dedicar maior atenção aos indivíduos que já estão prontos para dar aquele passo a mais e fechar o negócio com a empresa. Não se trata de excluir permanentemente possibilidades de vendas, mas, sim, filtrá-las a partir de critérios cautelosos.

Análise do histórico de consumo dos clientes

O sistema de CRM é capaz de captar todos o histórico de compras dos seus clientes e apresentá-lo de uma maneira simples para os vendedores. Essas informações são preciosas e podem ser utilizadas de forma muito estratégica na próxima negociação entre empresa e consumidor.

Antes de um dos vendedores da marca entrar em contato com um lead, ele pode estudar qual tipo de abordagem e qual linha deve seguir com aquela pessoa, baseando-se no seu histórico de consumo.

Além disso, ele também pode oferecer ao cliente produtos que sejam similares, complementares ou relacionados a última compra dele. Isso facilita tanto para a empresa, quanto para a sua persona, que vai saber reconhecer o empenho do profissional que o atendeu.

Aumento da produtividade

Uma ferramenta de CRM integrada com o marketing garante um aumento na produtividade de todos os setores da empresa. Com a otimização dos processos que o software proporciona, as atividades do dia a dia ganham mais eficiência, evitando desperdício de tempo com tarefas que podem ser automatizadas.

A visualização de relatórios, o processamento de dados, o estudo aprofundado de estratégias e o compartilhamento de informações entre as equipes geram qualidade para que o trabalho seja feito da melhor forma e no menor tempo possível. E esse é um benefício e tanto, não é mesmo?

Economia de recursos

Todos esses pontos que foram abordados até aqui acarretam em uma excelente vantagem para a empresa: a economia de recursos. Quando as equipes começam a acompanhar os benefícios que uma boa gestão de CRM pode proporcionar, os resultados disso vão ser, por exemplo:

  • redução nos custos com as campanhas de marketing;
  • economia no treinamento de profissionais e equipes;
  • otimização do tempo na execução das tarefas;
  • diminuição nos casos de desentendimentos entre as equipes de marketing e vendas.

Todos esses tópicos citados, certamente, são ótimos motivos para você implementar um CRM de qualidade e aplicar o gerenciamento correto para que as estratégias consigam alcançar os objetivos do seu negócio.

Para que você não tenha problemas na utilização dessa ferramenta, adote um sistema de gestão que pode auxiliar e facilitar nesse processo. Dessa forma, as chances de obter sucesso ficam ainda maiores. Agora que você sabe as vantagens da integração de CRM e marketing para potencializar os resultados da sua empresa, não deixe de colocá-la em prática.

Se quiser mais informações sobre esse sistema e tiver interesse em conhecer a nossa solução para isso, entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo. Vamos adorar conhecer um pouco mais sobre a realidade e as necessidades do seu negócio.