A análise de crédito é uma rotina de grande importância nos mais diferentes negócios. Ela auxilia a empresa a definir o risco de realizar uma venda e garantir que todos os consumidores sejam enquadrados no perfil de crédito adequado. Justamente por isso, softwares como o DATAMIND estão se apresentando como soluções fundamentais para o sucesso das empresas.

Com o DATAMIND, a companhia pode estruturar uma política de crédito mais robusta e confiável, garantindo que a companhia trabalhe com riscos mais controlados e, com isso, realize negócios com a segurança necessária para atingir os resultados esperados. Outras rotinas também são afetadas, como a cooptação de novos clientes e processos de marketing.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é o DATAMIND?

O DATAMIND é uma ferramenta para a automatização do processo de análise de fraudes, de crédito e de originação. Ele surgiu diante da necessidade de otimizar essas rotinas para integrar um maior número de informações, regras e mecanismos de validação que utilizem um grande conjunto de dados.

Fazendo uso do software, o analista terá mais mecanismos para evitar erros e manter os negócios com um risco baixo, o que permite a tomada de decisões mais robustas e confiáveis. Dessa forma, a companhia conseguirá lucrar mais e atingir os seus objetivos com facilidade.

Quais os principais cenários de uso do DATAMIND?

O DATAMIND pode ir além de processos de análise de crédito e de risco, chegando a situações como:

  • a criação de uma régua de relacionamento;
  • uma análise de transação de sistema de autorização;
  • uma regra de aumento de limite de um cartão de crédito;
  • a análise de autenticidade de identidade a partir da verificação de múltiplas fontes.

Isso é possível graças à estrutura flexível, ágil e aberta do DATAMIND. Com o apoio de APIs, por exemplo, a ferramenta pode ser facilmente integrada a bancos de dados internos do negócio. Isso dá mais poder ao software, além de ampliar o retorno obtido pela empresa sobre o seu investimento.

Há um diversificado conjunto de funcionalidades para otimizar os processos que passam pelo uso de informações no ambiente corporativo. Elas permitem que a empresa execute as suas ações em um ambiente centralizado, o que facilita a melhoria de rotinas como:

  • a comparação de dados;
  • o envio de e-mail ou SMS para consumidores;
  • a validação de dados (como o CPF no banco de dados da Receita Federal);
  • a criação de fórmulas numéricas para a análise de risco e de crédito;
  • o cálculo de chaves de acesso, senhas ou tokens para otimizar processos internos;
  • a integração com serviços ou bases de dados de terceiros;
  • o uso de robôs para captura de informações em tempo real.

Quais os benefícios do DATAMIND para a empresa?

Os ganhos da automação de rotinas são conhecidos por várias empresas: maior agilidade, otimização da cadeia operacional, redução de custos e erros são apenas alguns dos principais.

No caso do uso do DATAMIND, há também alguns vantagens específicas. Entre as principais, nós podemos apontar:

  • time to market (a empresa conseguirá elaborar, implementar, testar e distribuir novas regras rapidamente, agilizando a resposta a mudanças no mercado);
  • maior autonomia para o usuário, reduzindo o tempo para decisões serem tomadas;
  • redução da burocracia nos processos internos;
  • aumento do nível da automação no ambiente corporativo, permitindo que erros caiam e os times tenham mais foco na execução de processos críticos.

Em conjunto, esses benefícios darão ao negócio mais foco nas demandas de clientes e parceiros comerciais. A equipe terá maior produtividade, tomará decisões mais sólidas e conseguirá manter a companhia à frente dos seus principais concorrentes — tudo isso com serviços preparados para enfrentar os desafios de uma economia digitalizada.

O processo de implementação do DATAMIND é complexo?

Quando a empresa investe em uma nova solução de TI, alguns cuidados devem ser tomados. Com o DATAMIND não é muito diferente: como qualquer ferramenta de tecnologia, ele exige algumas adaptações no ambiente corporativo para que o negócio obtenha os resultados esperados a médio e longo prazo.

O time da PH3A tem um conjunto de especialistas que podem auxiliar sua empresa nessa jornada. Eles utilizarão as melhores técnicas do mercado para desenhar um fluxo de integração e testes alinhados com o perfil do negócio e as suas demandas. Dessa forma, riscos são mitigados em todas as etapas de instalação da solução de TI.

A PH3A também tem um time focado para oferecer um treinamento detalhado sobre as principais funcionalidades do DATAMIND. Dessa forma, os usuários poderão criar os seus próprios fluxos de trabalho com agilidade, aproveitando todos os recursos disponíveis para obter ganhos com a solução em um prazo baixo.

Que diferenciais o sistema oferece em relação ao mercado?

O DATAMIND tem como maior diferencial a sua capacidade de empoderar usuários. Ao integrar a ferramenta no seu dia a dia, analistas conseguirão atender a demandas com maior controle das regras de trabalho e se apoiar em fluxos de avaliação de riscos automatizados e com grande número de informações precisas e atualizadas.

A possibilidade de integrar com diferentes bases de dados agrega valor aos serviços da empresa. A companhia não apenas conseguirá um maior retorno sobre o seu investimento, mas também terá mais meios para buscar os fatores que influenciam no seu sucesso e, com isso, tomar decisões eficientes e de baixo risco.

O DATAMIND também consegue se adaptar a mudanças do mercado: se, por exemplo, o negócio decide mudar as suas regras de análise de crédito em função de uma mudança do cenário econômico, a aplicação pode ser ajustada para que a companhia se mantenha alinhada com o cenário econômico. Dessa forma, a empresa conseguirá responder rapidamente às oscilações da economia.

As decisões tomadas dia após dia por uma empresa têm forte influência nos seus resultados. O investimento realizado, as estratégias de mercado implementadas e as mudanças realizadas em processos corporativos são escolhas que impactam diretamente nas chances de a companhia atingir os resultados esperados.

Nesse cenário, a análise de crédito também pode ser inserida no conjunto de processos críticos que podem influenciar os ganhos de uma empresa. Ela impede que a companhia realize negócios de alto risco e, com isso, se exponha a prejuízos no futuro.

Para ser bem realizada, a análise de crédito deve contar com um sistema capaz de entregar insights bem estruturados e confiáveis. Esse é o caso do DATAMIND, uma solução que permite a usuários combinar grandes conjunto de dados e regras para realizar análises mais precisas, melhor estruturadas e capazes de indicar as melhores oportunidades para a companhia.

Quer saber mais sobre o DATAMIND e como ele pode ser levado para o seu ambiente de trabalho? Então fale com os nossos consultores!