Como a tecnologia de dados agiliza os métodos de cobrança

As atividades do setor de recuperação de crédito já foram muito concentrados em abordagens humanas. E ainda são, em certos setores ou empresas de cobrança. Porém, aos poucos, as empresas percebem que a tecnologia confere muito mais organização, produtividade e bons resultados.

Isso não significa dispensar a inteligência e talento do profissional tradicional, mas focar na inteligência artificial para fazer um primeiro e precioso filtro e acompanhar as rotinas, permitindo novas possibilidades e aumentando as chances de eficácia nas operações.

A tecnologia de dados e a inteligência artificial já dominam os processos e tornam as rotinas muitos mais fáceis, reduzindo custos e gerando mais resultados.

Momento oportuno para os escritórios de cobrança

Segundo dados do Serasa Experian, o Brasil tem um grupo ao redor de 62 milhões de inadimplentes com média aproximada de R$ 4 mil de dívida em atraso por devedor. É um verdadeiro mar de oportunidades para as empresas de cobrança, mas não se pode atuar neste mercado de qualquer forma. O planejamento, a tecnologia e a segmentação de carteiras são fundamentais para que a rotina de trabalho seja mais produtiva.

A economia brasileira vem aos poucos se recuperando, o que significa geração de emprego e renda por todo o país. Situação favorável para que os devedores retomem seus compromissos. As empresas de recuperação de crédito mais arrojadas vão ganhando espaço neste imenso mercado que jamais ficará escasso.

Porque a tecnologia dá velocidade aos processos

Os processos de cobrança tradicionais ou antigos são básicos: os credores dão informações de cada dívida e os cobradores tentam abordar os clientes, geralmente por telefone. Esse processo pode ser positivo, porém mais caro, mais trabalhoso e com muita dispersão. No final das contas, é muito trabalho para um resultado que pode ou não ser satisfatório.

O grande desafio é ter resultado melhor com menos trabalho e menor custo. E a tecnologia está aí para maximizar as chances de fazer a equação ficar positiva. Por trás de toda uma estrutura tecnológica, existem elementos imprescindíveis nos dias de hoje, a saber:

- BigData robusto, organizado e atualizado

As grandes plataformas de dados dão informações valiosas sobre o devedor e suas condições para ser abordado. Também trazem diretrizes de como fazer o contato com a maior chance de sucesso. Quanto mais dados atualizados e confiáveis a empresa de cobrança tem, maiores são as chances de fazer uma abordagem mais oportuna e mais propensa ao fechamento de acordo, que é o objetivo final.

As plataformas BigData trazem informações importantes, entre elas o Collection Score. Trata-se de uma pontuação definida pela análise de diversas fontes que pode calcular o grau de positividade do cliente no aspecto financeiro. Essa pontuação facilita a análise de crédito e evita situações potencialmente absurdas, arriscadas ou inviáveis.

- Distribuição e segmentação de informações

Os filtros de distribuição fazem uma segmentação inteligente e criam diversas carteiras. O gestor pode fazer a rotina interna de acordo com cada grupo, cada canal de abordagem ou cada profissional que vai trabalhar as carteiras.

Os CRMs mais avançados permitem fazer segmentações, de forma que os devedores mais difíceis sejam separados dos mais fáceis, a critério interno. As informações separadas previamente permitem definir grupos seguindo diversos critérios.

- Abordagem e negociação em ambiente online

As abordagens sem a presença do elemento humano agilizam processos e diminuem a dispersão. Os contatos via e-mail ou SMS permitem ao cliente um ambiente automático, em que ele fica somente diante do seu PC ou celular.

Assim, ele acessa as informações de sua dívida de qualquer lugar e em qualquer momento, tem total liberdade para pensar e agir, sem estar sendo pressionado ou julgado por alguém. Pode fechar acordos em momentos incomuns, como no transporte, no trabalho ou mesmo em casa, de madrugada. Ele tem todas as facilidades para, com serenidade, tomar sua melhor decisão para a quitação da dívida.

Os acordos fechados em ambiente online têm o mesmo valor jurídico que os demais, assinados de forma presencial.

- Todas as facilidades para a manutenção do acordo até o final

Não basta fechar o acordo, é preciso cumpri-lo até o fim. Então, para que os contratos não sejam descumpridos, os sistemas acompanham o cliente em momentos oportunos. E acompanham também os facilitadores de pagamento para que não aconteça nova inadimplência.

O cliente pode receber boletos e recibos sobre as parcelas do acordo. Também pode usar o gateway próprio de pagamento, específico dos CRMs mais avançados. Os relatórios de acompanhamento facilitam os controles da empresa e do cliente, de forma prática e clara.

- Todas as informações numa só tela para as abordagens telefônicas

Quanto menos papelada e mais informações juntas na tela, melhor. Os mais avançados sistemas CRM têm as telas práticas, com informações vindas de várias fontes, todas fáceis, resumidas e confiáveis. Os dashboards são recheados de informações e as telas são personalizáveis. Além das informações de cadastro, valores das dívidas, parcelas eventualmente pagas, possibilidades de planos de acordo, gráficos e tabelas, os painéis são claros e intuitivos.

O profissional de abordagem precisa ter todas as informações e preparo adequado para o processo de convencimento ao telefone. Às vezes, conseguir falar com o cliente e obter sua atenção é momento raro, não pode ser desperdiçado.

- Mais tecnologia, menos custos operacionais

Os processos otimizados e controlados por tecnologia eliminam etapas e diminuem os custos de operação. Afinal, quanto mais a máquina controla e opera, mais dinâmico fica o processo e os setores e as empresas não perdem tempo com burocracia.

Os processos ficam mais rápidos, mais concentrados, mais controlados e demandam menos papelada, menos estrutura e menos tempo para desenvolver o trabalho.

- O modelo DataCob, CRM de ponta no mercado de recuperação de crédito

Há 25 anos a PH3A Tecnologia trabalha permanentemente a sua plataforma BigData. São muitas informações em processo constante de atualização e depuração para se tornar uma fonte confiável e segura. A ela se integram sistemas inteligentes, bastante úteis para o mundo corporativo inteligente e moderno.

O sistema de recuperação de crédito é o DataCob, ferramenta de ponta, prática e confiável. Com ela, os setores e empresas de cobrança dispõem de todos os instrumentos para maximizar as chances de sucesso em suas rotinas.

O ponto de destaque é a facilidade e clareza de informações do BigData e os processos otimizados que agilizam as rotinas e facilitam os controles. É o que de mais moderno existe no mercado de recuperação de crédito.

É mais do que certo de que o investimento em tecnologia só confere mais eficiência e menos custo às rotinas de recuperação de crédito. Diversos clientes de destaque no mercado, especialmente o financeiro, trabalham com o DataCob e apresentam total satisfação com os resultados obtidos por ele.

A PH3A tem o selo de qualidade ISO 27001 do Bureal Veritas e é associada da Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais) e da Abemd (Associação Brasileira de Marketing de Dados).

Adriano Cortês

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