A inteligência artificial (IA) está mudando o modo como empresas executam as suas rotinas. Na segurança digital, ela auxilia as organizações a evitarem ameaças desconhecidas e a ter um maior controle sobre o seu ambiente de trabalho. Já na prevenção de fraudes, ela consegue cruzar mais dados para dar ao gestor a capacidade de executar escolhas robustas e confiáveis.

Na gestão de atendimento aos consumidores, os ganhos são semelhantes. A IA permite que negócios tenham um fluxo de atendimento melhor estruturado e alinhado com as demandas dos seus clientes. Assim, é possível prestar um serviço de alta qualidade e precisão. Quer saber mais sobre o tema? Então, confira o nosso post!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (também chamada de IA ou Artificial Intelligence, em inglês) pode ser conceituada como um conjunto de tecnologias de análise e processamento de dados, que dão aos sistemas a capacidade de aprender a executar ações de modo automatizado.

Com o apoio de redes neurais, algoritmos de machine learning, Big Data e deep learning, o sistema poderá identificar padrões e, aos poucos, apresentar respostas automáticas às solicitações do usuário.

Com esses recursos, a IA passou a ser integrada continuamente no ambiente corporativo. Em veículos autônomos, ela permite que o desenvolvimento de recursos seja mais ágil e preparado para lidar com os diferentes cenários que envolvem o uso desse tipo de equipamento. Já na gestão de equipamentos industriais, por exemplo, a IA permite que a empresa tenha uma gestão ativa de falhas e situações de risco.

Quais os impactos da aplicação de inteligência artificial em CRMs?

A inteligência artificial é uma tecnologia que também está sendo levada para os setores de atendimento de negócios. Integrada aos CRMs, ela permite que o suporte aos clientes seja mais eficiente, preciso e dinâmico. Assim, os empreendimentos conseguirão identificar a melhor forma de atender a cada público com um bom nível de exatidão.

No trabalho diário dos times, a IA auxilia os profissionais a terem um fluxo com alto nível de automação. O software poderá compreender os recursos que cada atendente utiliza com mais frequência e, assim, modificar o layout da ferramenta para priorizar tais funcionalidades.

Isso eliminará parte do prazo para atender clientes com problemas que são frequentes. O profissional de atendimento poderá buscar dados em um prazo menor e com menos clientes. Assim, o consumidor conseguirá a resposta para as suas demandas rapidamente e o time poderá ser mais produtivo.

Os ganhos vão para áreas indiretamente ligadas ao suporte ao cliente. No marketing, por exemplo, a IA permitirá uma maior segmentação das campanhas de publicidade. Tendências, o alcance de campanhas e o nível de engajamento de cada cliente com a marca serão mapeados com muito mais eficiência.

Esses dados poderão ser levados para o software de CRM para que o negócio possa ter um atendimento muito mais preparado. Uma vez que a aplicação tiver mais dados para executar as suas análises, ficará mais fácil para os profissionais de atendimento escolher uma estratégia de ação que encante o consumidor e o mantenha conectado à marca depois que o suporte seja executado — mesmo que a sua demanda não seja solucionada naquele momento.

Quais os benefícios da inteligência artificial aliada ao CRM?

Ter a inteligência artificial integrada ao seu CRM pode trazer uma série de ganhos para o negócio. Confira os principais benefícios abaixo!

Maior produtividade

Como apontamos acima, a IA pode aprender com o fluxo de trabalho dos profissionais de atendimento e se otimizar automaticamente. Ou seja, conforme a aplicação for utilizada, o software aprenderá os hábitos e o perfil de uso de cada usuário. Assim, ele poderá otimizar o seu layout e proporcionar mais produtividade para os times.

Maior fidelização de consumidores

Para quem trabalha com a análise dos dados de atendimento, a IA auxilia na melhor gestão dos dados e segmentação do público-alvo. O analista conseguirá, com mais facilidade, identificar tendências, pontos que necessitam de melhorias e a variação do fluxo de atendimentos da companhia, uma vez que a IA fará um trabalho ativo para otimizar o modo como esses dados são apresentados.

Esses dados permitirão que a empresa otimize o seu atendimento ativamente. Todos os processos passarão por uma melhoria contínua e, assim, a empresa poderá segmentar os seus consumidores com precisão.

Redução de erros

A IA também pode ser utilizada para eliminar gastos. O sistema conseguirá trocar informações com outras aplicações do negócio de modo automatizado. Isso levará a um ambiente mais eficiente e com menos falhas causadas por problemas de comunicação.

Redução de gastos

A integração da IA com o sistema de gestão de relacionamentos pode ser empregada para mitigar gastos e melhorar a performance da aplicação e do time interno. O sistema conseguirá otimizar automaticamente os seus recursos, os mecanismos de armazenamento de dados e gerenciamento de requisições.

A aplicação evitará o desperdício de recursos e diminuirá os gastos com TI. Assim, o time será mais produtivo, uma vez que todos terão os recursos necessários para prestar um atendimento livre de atrasos e falhas.

O relacionamento com clientes é um dos pontos fundamentais para garantir o sucesso de uma empresa. Quando o negócio investe em boas práticas de atendimento, ele se torna capaz de reduzir o impacto que problemas têm no nível de fidelização de consumidores e, além disso, melhorar a sua imagem frente aos concorrentes.

Diante disso, o investimento em soluções que permitam uma otimização da relação da companhia com os seus consumidores e parceiros comerciais virou uma preocupação de vários negócios. Garantir que bases sólidas sejam criadas sempre que uma nova venda é realizada auxilia a companhia a manter a sua lucratividade e, também, a ter menos problemas para enfrentar momentos de crise.

Com um software de CRM que tenha recursos de IA, o negócio será capaz de levar o seu atendimento a um novo nível de qualidade. Os profissionais poderão identificar perfis com mais facilidade e buscar soluções com alta precisão.

Em outras palavras, com o auxílio da Inteligência Artificial, a empresa poderá evitar erros e dar um suporte inovador para as demandas de seu público-alvo. Dessa forma, o negócio terá consumidores mais fidelizados e que geram receitas contínuas a médio e longo prazo.

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