Trabalhar a geração de leads é uma forma de encontrar potenciais clientes que demonstraram interesse no que sua empresa oferece. Nesse contexto, o marketing digital vem como uma oportunidade de oferecer materiais ricos, a fim de captar e qualificar esses leads, até que se tornem clientes.

Uma maneira de construir e desenvolver esse relacionamento é por meio da oferta relevante aos potenciais clientes. Ao identificar os problemas dessas pessoas e entregar conteúdo capaz de saná-los, a marca ganhará, aos poucos, credibilidade, bem como transmitirá profissionalismo, até ser vista como autoridade no segmento.

Continue a leitura deste post e conheça 6 estratégias capazes de otimizar a geração de leads com o marketing digital. Vamos lá!

1. Criação de e-books

O e-book é um material rico, que aborda o assunto com mais profundidade. Seu objetivo é evidenciar a expertise da empresa e fazer com que o lead enxergue valor no conteúdo ofertado.

Em função disso, é essencial investir em pesquisas e disponibilizar apenas informações fundamentadas. A abordagem deve ser feita de forma didática, a fim de educar o leitor sobre o assunto debatido.

A possibilidade de diagramação é outro ponto positivo desse material, já que é possível trabalhar a identidade visual da empresa e disponibilizar conteúdo em outros formatos, como vetores, fotos, gráficos etc..

Normalmente, a oferta do e-book é feita por meio de uma landing page. O lead disponibiliza seus dados, como nome e e-mail e, na sequência, é direcionado para a página de download do material.

2. Produção de textos para o blog

Os conteúdos publicados em um blog são efetivos para geração de leads. Isso porque é possível estudar palavras-chave que têm alto índice de busca nos mecanismos de pesquisa e relacioná-las com seu negócio, no intuito de atrair para a sua página as pessoas que procuram por esses termos.

Com isso, as pessoas que acessam o conteúdo já têm interesse no assunto, o que torna a conversão mais fácil. No entanto, para transformar o visitante em um lead é fundamental transmitir autoridade no assunto, e isso é feito por meio da entrega de conteúdos relevantes.

Todo texto publicado deve ter, além do estudo de palavra-chave, uma reunião de referências confiáveis que auxiliem o redator. O conteúdo deve transmitir informações relevantes, mostrar como sua empresa pode ajudar o visitante e despertar o interesse em receber mais conteúdos. Por isso, sempre inclua um Call to Action — chamada para ação — ao final do texto.

A marca da empresa aparece de forma sutil no blog e, além disso, é interessante manter um padrão de estilo de linguagem que retrate a essência da marca e converse com o potencial cliente.

3. Gravação de webinars

Um conteúdo em formato de webinar traz retornos significativos. Ele transmite a informação de modo mais pessoal, uma vez que utiliza a voz e a imagem para ajudar na comunicação. Trata-se de uma conferência digital em que o assunto é discorrido, e pode ser gravado ou feito ao vivo, o que gera, ainda, a possibilidade de interagir com o público.

Para assistir ao webinar, o visitante deve preencher um formulário com os dados de contato — o que o torna um lead. Além de efetivo, esse formato de conteúdo tem um baixo custo de investimento, já que demanda apenas um computador e um microfone. Ao final da conferência, é fundamental que o apresentador disponibilize seus contatos, para o caso de alguém querer esclarecer dúvidas ou saber mais sobre o negócio.

4. Oferta de templates

Os templates são modelos de materiais prontos que podem ser utilizados pelos potenciais clientes, a fim de facilitar o trabalho. São materiais criativos, que são utilizados no dia a dia da empresa. Entre eles:

  • calendários;
  • apresentações;
  • contratos;
  • formulários;
  • checklist;
  • planejamento.

Ao oferecer um material desse tipo, o potencial cliente pode preencher um formulário com os dados que o convertam em lead e, na sequência, ser direcionado para o download.

5. Desenvolvimento de planilhas

Uma planilha é uma ferramenta muito útil ao lead, que pode reforçar a ideia de que sua empresa é capaz de ajudá-lo. É comum que algumas pessoas tenham dificuldades em organizar as informações dentro desse tipo de documento e, certamente, enxergarão valor na oferta de conteúdo.

Para isso, você pode criar planilhas em que o potencial cliente precise apenas inserir suas informações e mantê-la atualizada. Um documento organizado, com cálculos já programados, pode auxiliar o lead no dia a dia e se tornar uma fonte de consulta.

É importante entender qual é a maior dificuldade desse lead e construir um material que, de fato, seja útil. Por lá, você pode ajudá-lo a construir orçamentos, organizar datas ou planejar-se financeiramente, por exemplo. Tudo depende da relação de oferta da sua empresa com a dor do potencial cliente.

6. Elaboração de infográficos

Os infográficos são materiais dinâmicos que, assim como o e-book, utilizam os recursos visuais, como a junção de texto, gráficos e imagens, com o objetivo de complementar a oferta do conteúdo. São ótimos para gerar valor ao cliente, uma vez que as informações disponibilizadas são objetivas e relevantes.

Os dados disponibilizados nesse tipo de conteúdo devem ser ricos e significativos, como pesquisas, notícias, estudos etc.. É um ótimo formato para divulgar números e gráficos, pois permite maior flexibilidade na maneira de disponibilizar as informações.

Na falta de mão de obra, algumas empresas podem enxergar a diagramação como um impeditivo. No entanto, existem algumas ferramentas gratuitas que auxiliam na construção de infográficos. Mas, para isso, é essencial ter uma noção de design para que o conteúdo ofertado esteja de acordo com a identidade visual e as premissas da empresa.

O acesso a esse tipo de conteúdo também pode ser feito por meio de um formulário. A outra vantagem é que, por ser um material leve, é facilmente baixado e compartilhado. A credibilidade transmitida pelo infográfico pode gerar curiosidade no potencial cliente, que se interessará em conhecer mais sobre seu blog e sua empresa.

Os recursos disponibilizados pelo marketing digital trazem grandes oportunidades para a geração de leads. Para que o resultado seja efetivo e otimizado, é interessante trabalhar com diferentes ferramentas e manter uma periodicidade da oferta. Ao ter um grande volume de conteúdos relevantes ofertados, o potencial cliente enxergará sua marca como autoridade e referência no assunto.

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