Para desenvolver uma estratégia de marketing digital muito bem definida e com resultados reais e vantajosos para a sua empresa é primordial fazer a utilização de e-mail marketing.

Se essa prática ainda não foi adotada nas ações online do seu negócio, está na hora de você repensar essa estrutura. Isso porque o e-mail marketing oferece diversas vantagens para a facilitação da comercialização de produtos e serviços. Entre elas estão:

  • ser mais um meio de comunicação com o público-alvo da empresa;
  • oferecer controle para o leitor de quando ele vai consumir o conteúdo que a sua empresa está disponibilizando;
  • proporcionar uma proximidade maior com o seu futuro cliente, afinal de contas a sua marca vai estar em contato direto com esse indivíduo;
  • ter relatórios detalhados sobre o andamento da estratégia com dados que informam desde a entrega até o consumo do e-mail marketing.

Mas, como nem tudo são flores, a utilização de e-mail marketing na estratégia do seu negócio vai encontrar alguns desafios a serem enfrentados ao longo do tempo. Listamos abaixo seis deles e dicas de como você pode contorná-los para obter resultados ainda mais expressivos utilizando esse meio. Veja!

1. Integrar o e-mail marketing em uma estratégia multicanal

O primeiro desafio é conseguir integrar o e-mail marketing na estratégia multicanal da sua empresa. Esse meio não deve ser utilizado sozinho, pois não vai oferecer grandes resultados e, por isso, você precisa torná-lo uma peça complementar do marketing digital.

Para fazer essa integração é fundamental que o e-mail marketing converse com todas as outras ações online da sua empresa. Ele deve falar a mesma língua, tratar de um assunto complementar e oferecer um conteúdo que seja relacionado ao que você já oferece para a persona.

2. Enfrentar a baixa taxa de abertura

Um grande desafio a ser combatido e que não vai ser exclusividade apenas da sua empresa é a baixa taxa de abertura do e-mail marketing. Esse é um problema presente na maioria das estratégias que utilizam o meio como propagação de conteúdo e canal de comunicação com os consumidores.

Para melhorar essa baixa taxa de abertura você vai precisar estar disposto a empregar um tempo realizando testes e melhorias na ferramenta. Uma coisa é certa, o e-mail marketing precisa oferecer um conteúdo personalizado, no timing adequado e com informações extremamente relevantes. Nunca perca isso de vista!

3. Descobrir o melhor horário para envio

Quando você começar a disparar e-mail marketing para a sua empresa ainda não vai saber definitivamente qual é o melhor horário para o envio. Mas fique tranquilo, porque está tudo bem. O grande desafio de descobrir esse momento adequado é garantir que a sua mensagem não vai chegar em uma hora inoportuna e com baixo fluxo de visualização.

Para saber o melhor horário de disparo realize testes ao longo do tempo e fique de olho nos relatórios. Encaminhe os e-mails em diferentes horários do dia e observe qual é o momento que o seu remetente mais consome aquele conteúdo. O objetivo é não deixar o e-mail marketing ficar perdido na caixa de entrada das pessoas.

4. Encontrar o assunto que interessa à persona

O próximo desafio da estratégia de e-mail marketing é encontrar o assunto que mais interessa à sua persona. Ficar enviando promoções, informações sobre a empresa e sobre os produtos não vai ser suficiente para encantar e ganhar a atenção do seu cliente, então seja criativo e estratégico.

Estude a persona e identifique qual é o assunto e qual é a abordagem que mais interessa. Se preciso, coloque-se no lugar daquele cliente e pense: por qual conteúdo você ficaria atraído e gastaria um tempo consumindo? Essa é uma tarefa difícil, mas que pode potencializar os resultados das ações digitais.

5. Evitar cair no SPAM

Antes de se certificar de que o conteúdo vai ser aberto pelo receptor você precisa garantir que ele esteja disponível na caixa de entrada, a fim de evitar que ele seja considerado lixo eletrônico pelo provedor de e-mail do seu cliente. Isso pode ser feito com algumas técnicas:

  • evite comprar listas de e-mail, pois elas dificilmente trazem eficiência para a sua estratégia;
  • inclua opt-in nas opções de cadastro do site da sua empresa;
  • utilize uma ferramenta de envio de e-mail que tenha um IP considerado de boa reputação;
  • envie a mensagem em formato HTML. Uma ótima prática é fazer a construção com 50% de imagem e 50% de texto;
  • tenha cuidado com o que escreve no assunto do e-mail. Existem algumas palavras que são consideradas proibidas e, automaticamente, classificam o e-mail como lixo eletrônico;
  • ofereça a opção de descadastro do mailing. Essa prática é vista com bons olhos por quem não deseja receber mais aquele conteúdo;
  • e, por fim, não seja a empresa que encaminha um e-mail a cada 20 minutos. Isso pode ser visto como SPAM automaticamente pelo provedor.

6. Realizar a personalização do e-mail marketing

Se você acha que só automatizar o e-mail marketing de forma que ele insira o nome do proprietário pelo endereço de e-mail é suficiente para tornar a sua estratégia personalizada, você está muito enganado.

Mais um desafio a ser enfrentado é personalizar o conteúdo em relação ao nível de interesse do seu mailing. Não é porque você tem uma persona definida que todos os remetentes que se inscreveram nesse mailing devem receber o e-mail da mesma forma.

Considere que as pessoas podem estar em diferentes níveis do seu funil de vendas, são atraídas de formas não equânimes e têm características que podem ser essenciais para a personalização daquele conteúdo. O sexo da pessoa é um exemplo, dependendo do produto que você oferece.

Agora que você conhece os desafios que podem estar contidos em uma estratégia de e-mail marketing,não deixe de considerá-los ao inserir essa ferramenta nas ações online da sua empresa para conseguir bons resultados na comunicação com o seu cliente ou futuro consumidor.

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