Um dos grandes desafios para uma marca é fidelizar clientes. Existem diversos caminhos e estratégias para alcançar esse objetivo, de forma que proporcione bons resultados e retorno no futuro.

Existem diversos fatores que podem ser analisados para fidelizar clientes. Um dos principais é conhecer bem o perfil do seu público, entendendo o comportamento e as necessidades dessas pessoas. É por meio desse estudo que se torna possível personalizar um atendimento e adequá-lo às ações de marketing conforme a expectativa do seu público.

Para entender melhor sobre a importância de fidelizar clientes e como essa prática pode gerar resultados positivos para a sua empresa, confira 5 motivos para adotar essa estratégia. Boa leitura!

Qual é a importância de fidelizar clientes?

Fidelizar o seu público significa abrir um leque de oportunidades que podem ser geradas para o seu negócio. A fidelização, portanto, deve acontecer em todas as etapas, desde as ações de marketing até o atendimento ao cliente. Unir as forças da área de marketing à dedicação da área comercial é de extrema importância para que a fidelização aconteça.

É importante perceber que o ato de fidelizar clientes acontece quando um serviço ou produto que uma marca oferece é classificado como especial para o seu consumidor. Isso faz com que essa pessoa opte pela sua marca em vez da concorrência. Além disso, faz com que o movimento do cliente seja de retorno, para recomprar ou indicar o produto ou serviço a algum amigo, parente ou conhecido.

Para saber mais sobre os benefícios gerados a uma empresa que pratica e se preocupa com a fidelização do seu público, confira 5 motivos para implementar essa mudança e obter resultados surpreendentes.

Quais são os motivos para fidelizar o público?

As razões que listamos a seguir são simples, mas não deixam de ser importantes para fidelizar clientes e manter a saúde econômica da empresa. Continue a leitura e confira por que o processo de fidelização é tão importante.

  1. Aumenta a lucratividade

Está mais do que comprovado por estudos científicos que os clientes fiéis, além de fecharem negócio novamente, gastam mais em suas compras. O resultado disso é um impacto direto no aumento do ticket médio, que é o valor gasto nas compras do cliente.

Um bom relacionamento com o cliente é capaz de fidelizá-lo e fazer com que ele gaste mais na empresa.

  1. Possibilita indicações quantitativas e qualitativas

Qual é a diferença e por que é importante mensurar esses indicadores? As análises de quantidade e qualidade das indicações são respostas para estruturar as próximas ações e ofertas do seu negócio.

Vamos supor que uma marca queira atingir o público A, mas reparou que existe um volume grande de pessoas da classe C que estão consumindo. Isso significa que houve uma falha na estratégia de posicionamento da marca e erros nas campanhas de marketing.

As indicações possibilitam o alcance de novas pessoas que ainda não conheciam o seu serviço ou produto. Além disso, as divulgações espontâneas de pessoas que consumiram podem fazer com que elas se tornem “advogadas” da sua marca, defendendo-a em diversos canais digitais.

  1. Diminui o custo de aquisição de clientes

Quando a redução do custo de aquisição de clientes (CAC) acontece, torna-se mais econômico investir tempo para atrair visitantes recorrentes do que buscar novos clientes ou atingir um novo público.

Se você já foi capaz de vencer objeções de um único cliente, por que desperdiçaria esforço e dinheiro após a compra?

Não podemos negar que o processo de convencimento nas primeiras vendas é algo muito extenso e oneroso, pois existe um risco muito maior de não consolidação de uma compra. Se você sabe que alguém já comprou da sua marca, o seu papel é garantir que a experiência da jornada de compra seja incrível para que o cliente queira repetir esse fluxo.

  1. Melhora a imagem da empresa perante o público

Independentemente do tamanho da empresa, sua maior riqueza são os clientes. Em função disso, é importante existir a sensibilidade por parte dos profissionais que desenvolvem as campanhas, de forma a terem consciência de que estão lidando com seres humanos, sem classificar os seus consumidores como números.

Essa humanização promove mais satisfação entre o público e permite que a empresa crie ações com participação emocional e demonstre verdadeiro interesse em conhecer melhor o seu cliente e se colocar à disposição para entender os problemas apresentados por ele, ajudando a solucioná-los.

  1. Estabelece o diferencial competitivo da sua marca

Este item é para reforçar que o poder de promover a satisfação dos clientes garante o retorno dessa pessoa para realizar outras compras e indicar a marca a amigos ou parceiros de negócios, por exemplo.

Esse movimento permite que uma marca se destaque da concorrência, pois o cliente já está convencido de que, na sua empresa, ele tem o melhor atendimento e consome produtos e serviços da melhor qualidade.

Quando o público está satisfeito com o atendimento, os produtos/serviços ou o preço de determinada empresa, dificilmente ele vai sair da sua zona de conforto para buscar uma marca que seja superior — a menos que o seu concorrente saia na frente e consiga entregar um conteúdo de valor que chame atenção dos seus clientes, transformando-os em potenciais compradores.

É muito importante que a equipe de marketing esteja muito bem alinhada e sempre atualizada quanto às mudanças do mercado. O estudo do comportamento do consumidor e a análise da concorrência são pontos essenciais, que precisam de atenção quando o assunto é estabelecer uma estratégia que seja eficiente e que gere retorno em receita, promovendo um relacionamento duradouro e sólido com os clientes.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto e tem todas as informações para educar o seu time de marketing e vendas e aplicar estratégias para fidelizar clientes, aproveite o espaço abaixo para comentar as principais dificuldades que você enfrenta hoje no relacionamento com o seu público e compartilhe as suas dicas conosco! Será um prazer ter a sua participação nesse assunto tão importante para a consolidação de uma marca!